Você é escritor? Eu também! Autores demais e leitores de menos – (1) Introdução

Esta é uma série de artigos sobre o mercado editorial, tendo como ponto de partida o mercado editorial brasileiro e a apresentação de algumas carcterísticas do mercado editorial norte-americano, o grande manancial de idéias, autores, livros, modelos de edição, comercialização, divulgação e modismos em geral.

O mercado editorial brasileiro é flutuante ao extremo em seus números. Vimos que há uma decrescente quantidade de leitores, ao mesmo tempo em que surgem novas editoras, diminuem as livrarias, concentram-se as vendas em redes de livrarias e são publicados mais livros do que o mercado pode absorver.

Talvez isto seja um reflexo do momento atual, no qual importamos modelos de negociação entre editoras e livrarias antes não observados por aqui e também outros fatores concorrem para o desinteresse em se ter um livro nas mãos para ler. Hoje é muito fácil você ver vários filmes, por exemplo, sem precisar ir ao cinema ou à locadora. Basta fazer o download, gravar e assistir em sua casa. Ao mesmo tempo, os video-games têm tomado mais tempo do que deveriam, principalmente das crianças em fase de formação como leitores e, além disso, há o fascínio da Internet.

Estas são apenas algumas das variantes, pois ainda há também a crise generalizada da Educação brasileira que envolve má formação de professores, professores desestimulados, falta de condições mínimas para o funcionamento de uma escola; chegando mesmo a nem existir escolas em várias regiões do país, programas educacionais que não se adequam a realidade das variadas camadas sociais e regionalismos. Tudo isso sem contar com os fatores importantíssimos ligados a capacidade econômica da população em comprar livros que para a maioria são realmente muito caros. Num país em que o salário mínimo é pouco maior que €150,00 torna-se impossível comprar um livro que custe, por exemplo, R$ 50,00 ou aproximadamente €19,00.

Por este motivo procurei mostrar, observando um dos aspectos do mercado editorial em geral, fatores que concorrem para a diminuição da leitura e acabei encontrando um recente artigo no New York Times Book Review sobre a diminuição do número de leitores nos Estados Unidos, escrito por Rachel Donadio, uma escritora e editora do Book Review, o suplemento literário deste jornal.

O que acontece por lá é bastante diferente em vários sentidos do que acontece no Brasil, entretanto, há um fato bem característico, que é o mote do artigo, no sentido de que a diminuição do número de leitores nos EUA está diretamente ligada ao grande volume de livros publicados e a também enorme quantidade de novos escritores que surgem a cada dia.

Como a matéria é longa, eu a dividirei em três partes, além desta introdução ao perfil do mercado editorial brasileiro. A seguir as partes em que a matéria foi organizada:

1ª parte – A Pesquisa; Os Escritores e Seus Livros

2ª parte – Editoras que imprimem por demanda; As Livrarias

3ª parte – A Escrita Criativa: Os cursos para se tornar escritor; Finalizando

4 comentários sobre “Você é escritor? Eu também! Autores demais e leitores de menos – (1) Introdução

  1. A coisa está braba tanto para os escritores como tambem para as editoras. A busca de leitores não está sendo facil hoje as pessoas tem milhares de informações ao seu redor são games, mp3, videos,internet fazer a rodo downloads. claro sem dizer em centenas de canais fechados onde traz todo lixo produzido la fora. não é moleza para o livro chamar atenção deste publico onde existem um milhão de ofertas e entretedimentos que não é o livro claro!!!!!

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