Alfabeto Cirílico é o terceiro da Europa

cirilico

Com a recente inclusão de países do leste europeu como a Bulgária na União Européia, o alfabeto cirílico torna-se o terceiro mais usado na Europa, atrás do latino e do grego. Segundo uma reportagem da Deutsche Welle, isto demonstra que fronteiras imaginárias entre o que seria o Ocidente e o Oriente são tão tênues que levam os limites do continente a outros extremos.

Quando somos mais novos todos nós temos pretensão de mudar o mundo e isto não acontece para 99% dos viventes. Pouquíssimas pessoas que já passaram por este planeta ameaçado por hecatombes nucleares, aquecimento, falta de água e mais uma série de outras coisas que nem imaginamos conseguiram mudar o seu mundo e o seu tempo, deixando sementes para o futuro. Portanto, eu cismei em aprender russo. Afinal, pra mudar o mundo eu tinha que ser contra a ordem vigente.

Um colega de faculdade me falou que havia um curso num, para mim naquele momento, em 1984, ainda valendo a ditadura militar, improvável Instituto Brasil-União Soviética, que ficava na Rua das Marrecas. Rua esta que durante o dia era recheada de executivos, secretárias, camelôs, restaurantes; porém à noite era um dos pontos de maior concorrência das meninas que praticavam a primeira profissão do mundo. Por sinal, era difícil ver mulheres já maduras ou mulheres feias. As meninas, em sua maioria eram bem bonitas mesmo.

Com todos os ideais do mundo lá fui eu aprender a falar a língua de Ivan, o Terrível, Tolstoi, Tchaikoviski, Maiakoviski e outros mais e menos votados. Se vocês não sabem, e esta é a minha opinião, a língua russa é muito melódica. Há um cantar no encademantos das palavras que, apesar de todas as diferenças faz lembrar do Português e do Espanhol quando se fala em línguas com sonoridade musical.

Num primeiro momento tudo é novidade e você não consegue entender patavina e fica se perguntando o que é aquele R invertido (Я). Coisa elementar: Além de ser uma letra que soa como ditongo (iá), também é a primeira pessoa do singular. Outras diferenças que embatucam a cabeça são as letras que são grafadas como no alfabeto latino, mas tem som diferente, como o B que se fala (vê). Isto para a galegada não é complicado. Pois eu assisti um jogo do Vasco em São Januário, a convite de um amigo vascaíno e ficamos nas tribunas. O que tinha de dono de padaria e botequim gritando “BAI RUVERTO! BAI RUVERTO!” era uma festa. Lembrei-me disto para não esquecer como se pronuncia a letra B em russo. O algarismo indo-arábico 3 é a letra Z. O sinal de pertence, que aprendemos com a Tia Maricota quando ela nos ensinou a Teoria dos Conjuntos, ao ser invertido Э é a letra E. Mas não vá pensando que a coisa para por aí.

São 32 letras se contarmos com as letras mudas ъ e ь, sendo que 9 são vogais e também há uma semivogal, a saber: vogais duras: а – э – о – ы – у, vogais brandas: я – е – и – ю e a semivogal й. O restante são as 20 consoantes. O alfabeto cirílico foi criado no século IX, segundo a tradição, por São Cirilo que utilizou elementos do alfabeto grego (o 2º da Europa) e o alfabeto hebraico. É utilizado em vários países do leste europeu, por exemplo.

Infelizmente esqueci quase tudo que aprendi. Eu não mudei o mundo e nem fui morar em Moscou. Porém, algumas coisas ficaram na memória como:

– Cak vá zavut? (Qual o seu nome?)

Chito eta? (O que é isto)

Eta novaia kiniga (Isto é um livro novo).

Izdrastivui! Rarashó, tovarish? (Olá! Tudo bem, camarada?)

Dassividânia (Tchau)

2 comentários sobre “Alfabeto Cirílico é o terceiro da Europa

  1. gostaria de saber como me comunicar com o curso de russo (da rua das marrecas).moro fora do Rio de Janeiro,deificuldade esta de contato…se você puder me ajudar…obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário

