Pequenas livrarias reagem

Aproveitando-se da Internet, um grupo de pequenos livreiros criou uma associação internacional de livrarias (em língua inglesa) para, segundo seus objetivos, bem atender aos consumidores. Acredito que este tipo de organização tenha surgido em função de as grandes redes de livrarias norte-americanas terem tomado um enorme espaço no mercado livreiro. Até podemos ter um exemplo visual disto no filme Você Tem Uma Mensagem, quando uma pequena livraria infantil se vê engolida por uma dessas cadeias.

Em afirmação ao que todos perceberam no início, a qualidade dos serviços ficou a desejar quando da criação destas redes e este é o primeiro parágrafo do “reclame” da World Book Market, o grupo formado por livreiros dos Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Canadá, Austrália e Nova Zelândia: “Nós somos um grupo de livreiros internacionais que acreditam na qualidade dos livros e na qualidade dos serviços, o que difere totalmente do que tentam apresentar as listas dos mais vendidos”.

Prosseguindo com o “reclame”, dizem que “Talvez você não encontre todos os livros que procura por aqui, mas certamente se encontrar o que procura pode estar certo que o livro tem uma acurada resenha, está em bom estado, será entregue prontamente, totalmente garantido e, se mesmo assim não se sentir satisfeito, você terá o auxílio de uma pessoa real do outro lado de uma linha telefônica”.

A atuação é por áreas geográficas. Mostram uma lista de livrarias em vários países, com endereço completo, as quais recebem a nomenclatura de “Agents”. Cada uma destas tem uma página virtual, sempre enfatizando que estão aptos a ajudar o leitor a qualquer momento. Todos colocaram seus estoques de livros numa grande lista que fica disponível na página do World Book Market e também em cada um de seus websites, sendo possível encomendar o livro através do site que escolher. Basta clicar numa das bandeiras que estão no topo da página.

Há, também, um código de ética que rege os trabalhos desta associação como, por exemplo os seguintes itens: 1 – Garantia de prestação de serviços altamente profissionais; 2 – Obrigação de cada membro em assumir a ajuda aos consumidores em caso de dificuldade não apenas para os consumidores, mas também para com os associados; 3 – As informações sobre os livros contidas nos sites sempre serão as mesmas para todos. O código é um pouco maior e não cabe aqui estender muito.

A imagem que ilustra este artigo é o interior da Korn & Berg, a mais antiga livraria da Alemanha, que completou 475 anos de fundação. A gravura do teto foi criada por Albrecht Duerer (Dürer).

Créditos da imagem: © Daniel Karmann/dpa/Corbis

Existe algo parecido por aqui?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s