Aramaico, uma língua em risco de extinção

Hoje, aproximadamente 18 mil pessoas lutam para manter esta língua viva e que corre perigo de extinção dentro de poucas décadas. Como sabemos a língua é um fator de dominação ao nível intelectual e cultural dos mais importantes para se garantir o controle de um povo ou uma região. Entretanto, este não é o caso específico do aramaico, a língua falada ao tempo da dominação romana no Oriente Médio.

A luta para manter esta língua ativa se dá na forma da inauguração de uma escola que ensina em aramaico e numa das poucas igrejas católicas da região de Maalula, ao norte de Damasco (Síria), algumas missas serem rezadas, podendo se ouvir e rezar o Pai Nosso na língua usada por Jesus Cristo.

Segundo constatação feita por estudiosos, a sobrevivência desta língua se deu por causa do distanciamento que esta população viveu durante os últimos 3 mil anos, e com o advento da globalização, a televisão e a Internet algumas pessoas começam a esquecer palavras desta língua.

«Logo na infância aprendemos a falar o aramaico dos nossos pais. É a língua do nosso povo», afirma Mahmud Ali, que confessa gostar de ser «um muçulmano que fala a língua de Jesus».

No mundo existem cerca de sete mil línguas em uso e anualmente desaparecem 20. Além disso, metade das existentes estão sob ameaça de extinção, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (Unesco). Das línguas indígenas da América, centenas desapareceram nos últimos 500 anos, muito mais pela presença opressiva de uma cultura que se impõe sobre outra como a Ibérica, por exemplo, que nos deu o Português e o Espanhol.

Visite o blog Aramaico Brasil e obtenha maiores informações sobre esta língua.

Anúncios

8 comentários sobre “Aramaico, uma língua em risco de extinção

  1. Como eu posso aprender aramaico no brasil?, como eu posso ter mais informações sobre essa lingua?

    Curtir

  2. Eu farei a mesma pergunta da colega Fabiana,como posso aprender aramaico no Brasil?,como eu posso ter mais informações sobre essa lingua ?

    Curtir

  3. eu gostaria de aprender a falar aramaico como poço aprender a fala e escrever aramaico so fasinado gotaria muito de aprender afalar teria algum livro ou site que poça aprender

    Curtir

  4. gostaria de aprender a ler escrever e falar essa lingua maravilhosa por favor mande noticias.

    Curtir

  5. O Instituto FENIX-Espaço Cultural e Projetos Sociais em Campinas Ofere:
    Hebráico;
    Arabe; e
    Aramaico.
    Venha fazer o seu curso conosco.
    Professores nativos.
    Abraços
    Grace-3746-6087

    Curtir

  6. Moro no interior de Minas Gerais e preciso muito aprender a falar e a escrever em aramaico (fluentemente, alguém se puder me ajude. Yeshua Hamashia esteja convosco.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s