Polígono do samba – Origem

O samba como conhecemos hoje teve origem no Rio de Janeiro. Alguns bairros e localidades foram extremamente importantes para a sua afirmação e desenvolvimento como expressão cultural, num primeiro momento de uma parte da sociedade brasileira do início do século XX, os negros recém-libertos e, posteriormente, assumir a forma de expressão da cultura brasileira em grande parte.

No mapa abaixo, você encontrará não apenas informações da geografia do samba, mas também links para conhecer alguns personagens deste primeiro momento do Samba, como Tia Ciata, por exemplo; além de músicos como Pixinguinha, Heitor dos Prazeres e outros mais.

Clique aqui ou sobre o mapa para ampliar.

Clique no mapa para ampliar

Anúncios

8 comentários sobre “Polígono do samba – Origem

  1. Olá,
    Origem Africana e desenvolvida depois no rio 🙂 Alberto, sou Africana e não poderia deixar de lembrar que teve origem nos escravos que foram levados para o Brasil…
    Gostei do tema 🙂
    Um abraço

    Curtir

  2. Melita, muito bacana saber que você é africana. Nós, aqui no Brasil, nos orgulhamos de nossas origens africanas. A cultura deste continente é parte preponderante na formação do nosso país.

    Certamente que não nos esquecemos que a base está na África e a sua lembrança encaixou perfeitamente.

    Obrigado. 🙂

    Curtir

  3. O samba nasceu na Bahia, qualquer fonte séria poderá constatar isso. O Rio de Janeiro tem por hábito usurpar da cultura alheia e outorgar para si o que não lhe pertence. Até a capoeira já tem alguns intelectualóides dizendo que começou no Rio. O samba sofreu mudanças no Rio, em São Paulo e outros estados, nisso eu concordo.

    Curtir

  4. Sugiro que se clique sobre o mapa antes de emitir conceitos sem embasamento.

    E qualquer intelectualóide deve perceber que foi citado o fato de famílias baianas terem se instalado em regiões do Rio de Janeiro e daí se espalharem pela cidade. E também, qualquer intelectualóide com um pouco de sensibilidade perceberia que está se falando da origem do samba DO Rio de Janeiro e não há qualquer tentativa de arrogar a origem do samba como sendo em outro lugar que não a Bahia. Mas se o objetivo do intelectualóide é voltar às origens do Samba, este tem suas origens em África.

    Sugere-se, sempre, a leitura acurada de qualquer coisa que se leia para não passar por intelectualóide que emite conceitos que qualquer intelectualóide que obteve conhecimento, supostamente embasado, ao ler apenas as orelhas de um livro.

    Curtir

  5. o samba pode ter raízes africanas, modificado na bahia e se adaptado ao RJ, mas o carnaval tem uma origem diferente, remetendosse a festas de carater mitológica das festas saturnais ainda na grácia antiga, antes mesmo da invenção do cristianismo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s