Mestre-Sala dos Mares: Há muito tempo nas águas da Guanabara

José Murilo de Carvalho_João Candido

Marinha libera documentos do Almirante Negro.

“A Marinha liberou, enfim, depois de 97 anos, documentos referentes ao marinheiro de 1ª classe João Cândido Felisberto (1880-1969), o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata (Folha Online, 09/03/2008)”

Em 1910, creiam, o Brasil tinha uma das maiores marinhas do mundo. Entretanto, ainda eram praticados castigos corporais em marinheiros, como se a escravidão não houvesse terminado há algumas décadas. Neste ano, um grupo de marinheiros liderados por João Cândido Felisberto (1880-1969), fez uma revolta que foi conhecida como A Revolta da Chibata, que apesar da violência praticada contra os participantes após as negociações, pôs fim aos castigos corporais. De todos os participantes que após negociações com a Marinha, um dos dois a sobreviver foi justamente o Almirante Negro.

A chibata utilizada nos castigos era feita com uma corda de linho molhada, atravessada por agulhas de aço.

Não havia qualquer interesse político nesta revolta. O objetivo único era o fim dos castigos corporais, como bem está exposto nas palavras de João Candido.

O governo tem que acabar com os castigos corporais, melhorar nossa comida e dar anistia a todos os revoltosos. Senão, a gente bombardeia a cidade, dentro de 12 horas. (carta de João Cândido, líder da revolta)
Não queremos a volta da chibata. Isso pedimos ao presidente da República e ao ministro da Marinha. Queremos a resposta já e já. Caso não a tenhamos, bombardearemos as cidades e os navios que não se revoltarem.

Os revoltosos foram presos e torturados – alguns fuzilados – na Ilha das Cobras (RJ). João Candido ficou trancafiado numa solitária na qual o chão era coberto de cal e nem mesmo água lhe era servida regularmente, tendo muitas vezes que beber a própria urina para matar a sede. Além dele, apenas um outro marinheiro sobreviveu.

Hoje, dia 9 de março de 2008, os documentos sobre este personagem e a Revolta da Chibata foram tornados públicos. Isto é muito bom, pois a versão oficial, a da Marinha, foi a que permaneceu nos registros, exceto pelo livro de Edmar Morel, “A Revolta da Chibata”, que conta a verdadeira história.

(…) Corajoso registro de fatos que a História oficial tentou deixar esquecidos: os tenebrosos massacres na ilha das Cobras, onde os revoltosos já anistiados foram levados a uma masmorra subterrânea cheia de cal; os fuzilamentos e as torturas de toda ordem; a desumana escravidão de centenas de marinheiros e trabalhadores levados para a selva amazônica; os desmentidos do governo; a longa prisão e os últimos dias de João Cândido.

Aldir Blanc e João Bosco compuseram “Mestre-Sala dos Mares”, uma homenagem ao Almirante Negro, que talvez muitos de nós nem sabíamos ter existido. Um detalhe curioso foi a mudança de uma palavra na letra da música. Tiveram que retirar “almirante” e em seu lugar usar “navegante”, devido a uma imposição da censura na época da Ditadura Militar (1964-1985).

Elis Regina interpretando Mestre Sala dos Mares e abaixo está a letra

Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o navegante negro tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar na alegria das regatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas, jovens polacas e por batalhões de mulatas
Rubras cascatas
Jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas
Inundando o coração do pessoal do porão que a exemplo do feiticeiro gritava então:

Glória aos piratas
As mulatas
As sereias
Glória a farofa
A cachaça
As baleias
Glória a todas as lutas inglórias que atravéz da nossa história não esquecemos jamais
Salve o navegante negro que tem por monumento as pedras pisadas do cais
Mas salve
Salve o navegante negro que tem por monumento as pedras pisadas do cais
Mas faz muito tempo

Anúncios

7 comentários sobre “Mestre-Sala dos Mares: Há muito tempo nas águas da Guanabara

  1. Il faut mettre en relation la révolte des marins brésiliens avec celle du cuirassé Potemkine en 1905 en mer noire.

    Il s’agissait des mêmes revendications : pour l’amélioration de la nourriture et contre les châtiments corporels.

    L’époque qui précède la 1ère guerre mondiale est une époque intense de la lutte des classes dans le monde entier qui aboutira à la révolution d’octobre en Russie en 1917.

    Curtir

  2. Sem duvida o Almirante negro foi um dos maiores herois afros depois de zumbi conta a historia que estando preso após a revolta e ja sendo dado como morto nas prisões do brasil. Foi feito uma festa em sua homenagem onde sua esposa o representou dignamente diante dos marinheiros revoltosos, em dado momento homenagearam sua esposa e declararam: -Graças a joão Cândido hoje nos livramos da chibata, e temos até comida quente a bordo…Deus salve joão cândido nosso almirante negro.

    Curtir

  3. Perfeita a sua observação, Salomão. Recentemene eu li um livro sobre o assunto, denominada “Cidadania, Cor e Disciplina na Revolta dos Marinheiros de 1910”, no qual é enfatizado também, não apenas um caráter social, mas político do fato.

    “Há muito tempo nas águas da Guanabara…”

    Abraços.

    Curtir

  4. Ateh hoje ainda naum temos um Almirante negro, com muito custo foi eleito um general Fantoche negro elo entaum presidente Lula, com fundo politico socio-economico.
    Devido ao grande interesse do Brasil ter sede de conquistar um assento fixo no conselho de segurança da ONU.
    A chibata ainda arrebenta nos militares porem, seu alvo maum eh mais as costas e sim o bolso dos militares, seja da Marinha, Exeŕcito ou Aeronautica.
    E os piliticos e ministros continuam embolsando suas vatangens caladamente e nessa carona valem-se os Oficiais Covardes do Generalato Brasileiro..

    André Santiago Ex-Agente da Cia Para o Cone Sul

    Curtir

  5. Um negro ou como queira ser politicamente correto, Um afro-descedente, jamais será alguma coisa nas Forças Armadas do Brasil, salve um grande interesse obscuro e sujo, salvo isso, esqueçam, pq isso eh a educação e doutrina dos altos escalões….e um Presidente jamais vai quebrar esse protocolo.
    esse País jah estah loteado de Norte a Sul e de leste a Oeste pelos partidos politicos.
    Partidos políticos no Brasil são empresas, PMDB, PSDB, DEM, seja ele qual for tem seu quinhão assegurado com seus eternos caciques….figuras conhecidissímas da nossa história.
    Conforme estudo da Cia, Mossad, antiga KGB e outros orgãos de inteligência de ome e renome, o povo brasileiro eh excelente para se domesticar e fazer de bichinho de estimação, e isso nossos políticos jah descobriram faz tempo.

    Somos IIddiottas mesmos.

    enquanto passamos apertos e dificuldades constroem-se castelos e mais castelos….

    Os Srs. acham que o Marcos Valério seria o único lobo mau dessa cena trágica de milhões….sumindo e voando

    Temos uma futura candidata LADRA, TERRORISTA, CORRUPTA BANDIDA, SUJA, MAL EDUCADA, PODRE E SUJA, QUE SE TRVESTIU DE UMA BOA SENHORINHA A VOVO DO PAC…..QUE JAH EMBOLSOU UMA GRANA ALTA EM ACORDOS PODRES E SUJOS QUE FAZ UM NEWTON CARDOSO SER UM BOBO DIANTE DELA…..GENTE ACORDA…

    PENA QUE NOSSOS GENERAIS, NAUM PELA FORÇA MILITAR MAS PELA EXPERIENCIA EM COMANDAR TORNARAM-SE OS MAIORES COVARDES E FROUXOS DA NOSSA HISTÓRIA….PENA. QUE SOMENTE CONSEGUEM PUNIR SUBALTERNOS DE BAIXA PATENTE E GRADUAÇAO, PARA NADA MAIS SERVE UM ALTO OFICIAL E UM OFICIAL GENERAL…..PODRE SENHORES, DEPRESSIVOS, DOENTES E IMPOTENTES…
    Napoleão usava fardas vermelhas para naum causar mal estar na tropa caso se ferisse, o vermelho do sangue se confundiria ao sangue.

    Nossos generais vão usar marrom para suas fezes não aparecer após uma reunião com a Dilma Roussef ou Corrupto e sujo ministro da Defesa…

    Uma lstima esse país naum ter mudado com o Exemplo do Almirante Negro…..

    André Santiago –

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s