2008: Ano Machado de Assis – Capitu traiu Bentinho?

Machado de Assis por Nássara

Peço a sua compreensão. O Recanto das Palavras agora se encontra em domínio próprio e você poderá ler o restante do artigo ao clicar sobre o logo.

Um dos maiores mistérios da Literatura Brasileira é a traição ou não de Capitu.

129 comentários sobre “2008: Ano Machado de Assis – Capitu traiu Bentinho?

  1. Pingback: Jorge via Rec6
  2. Jorge :

    Li o livro várias vezes e em todos a impressão que tive é que Bentinho era uma pessoa excessivamente imaginativa, que desenvolveu um ciúme doentio. Além disso, quem conta a história é ele mesmo e todos os supostos ‘indícios’ da traição podem ser fruto da mente obscessiva que deturpa os fatos.

    Abraços.
    😉

    Curtir

  3. Bom, estou no Segundo Ano (Ensino Médio) e amanhã haverá na sala um ‘Juri Simulado’ sobre a suposta traição de Capitu, eu li o livro e realmente, Bentinho aparenta ter imaginação bastante fértil levada pelo ciúme, eu não acho que Capitu o tenha traído, porém amanhã eu serei testemunha de acusação o.O
    Já li, li novamente, pesquisei, mas nenhuma dos “indícios” que servem para a incriminar Capitu são concretos, nada que me pareça verdadeiro.. Espero conseguir provar que Capitu realmente cometeu adultério, mesmo achando o contrário.

    Curtir

  4. Bruna, eu torço para que você desempenhe bem o seu papel.

    O mais interessante de tudo não é a traição que pode ter ocorrido ou não. O que realmente demonstra a genialidade do Machado de Assis é justamente fazer esta dúvida pairar até hoje sobre nós. O tema, a traição, sempre foi atual na história da humanidade e sempre rendeu panos para mangas.

    Curtir

  5. Bruna:

    Oi, tudo bem?

    Não entendi duas coisas:

    a) no júri simulado será julgada a hipotética ‘traição de Capitu’ ou o ‘crime de Bentinho’?

    No caso da primeira opção, informo que está tecnicamente incorreto, uma vez que no Brasil são levados à julgamento pelo júri apenas crimes dolosos contra a vida . Mas a proposta de seus professores não deixa de ser interessante.

    b) você será testemunha de acusação da Capitu?

    Em quaisquer dos casos, ouso indicar o seguinte:

    Um acusado não é obrigado a falar a verdade, se esta verdade voltar-se contra ele, posto que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo.

    Já uma testemunha é obrigada a falar a verdade perante um Juiz. SÓ QUE a verdade tal qual ela (a testemunha) concebe, por isso vemos tantos testemunhos contraditórios em julgamentos: as testemunhas podem não estar mentindo, mas falando apenas a visão que elas têm da verdade.

    Explico: Em acidentes de automóvel, por exemplo, sempre há controvérsias sobre quem foi o culpado. Aas testemunhas colhidas no local nem sempre viram o acidente, apesar de achar que viram . Um juiz é treinado para perceber pequenas nuances que levem à verdade.
    Exemplo: a testemunha afirma que ouviu o barulho e voltou-se para o lugar de onde ele vinha e que viu o acidente
    Note que ela ouviu um barulho, o juiz perguntará que barulho foi, ela descreverá, se o juiz identificar que o barulho era da colisão, de antemão saberá que a testemunha não viu o acidente pois quando ela se voltou, ele já havia ocorrido. Mas a testemunha, por erro (que em direito significa falsa percepção da realidade) jurará que viu o acidente .

    Assim, para desempenhar bem o seu ‘papel’ de acusadora, vc poderá se fiar em argumentos como:
    – A Capitu sempre foi dissimulada, sempre com aqueles olhares ‘enviesados’,
    – É óbvio que a Capitu traiu o Bentinho, o garoto era a cara do Escobar (note que na época não havia exame de DNA),
    – A Capitu tinha muita intimidade com o Escobar…

    São argumentos muito subjetivos, mas absolutamente aptos a convencer um júri que, no contexto da obra seria formado por homens com mentalidade patriarcais .

    Espero tê-la ajudado. Boa Sorte!
    😉

    Curtir

  6. na minha opinião ela traiu sim. No livro que li, uma releitura de Fernando Sabino, fica clara a traição de Capítu.
    em um dos capítulos ela olha para um cavaleiro que passa e ele faz o mesmo. Ela diz a Bentinho(que ficou enciumado) que não o conhece, mas, logo em seguida fala que vai se casar em breve.Como ela saberia ?
    Desde do início do livro , vemos que a relação de Capitu com Bentinho era escondida , e sempre que alguém pegavam eles pelos cantos , ela rapidamente desfarçava , como se nada tivesse acontecido .. características de quem sabe mentir e omitir bem.
    hehe x)
    essa é minha opinião.
    amei demais o livro, apesar de este deixar a desejar.
    abraços!

    Curtir

  7. eu li o livro e capitu trai bentinho e o filho ezequiel nao e filho dela no final todos morre
    adorei le o livro

    Curtir

  8. oi obrigado por fazer parte da nossa historia e do nosso pais que

    bjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkks

    Curtir

  9. Eu tb vou participar de um debate no qual iremos discutir a grande duvida da obra de Machado de Assis. Eu faço parte da acusação e alguns dos argumentos para usar q comprove a traição de Capitu alem de que Ezequiel era muito parecido fisicamente com Escobar, Capitu demorou muito para engravidar o q leva a duvida de ser Bentinho esteril. Outro fato foi que a parecença foi confirmada anos depois quando ezequiel visitou o pai, e ate la bentinho ja estava mais lucido, curado de seu ciume obscessivo uma vez que tinham se separado ha tempo e a mesma ja havia morrido. Alem disso, escobar como e descrito na obra ja havia traido a mulher uma vez, o q nao custa a segunda e bentinho quase traiu capitu com sanchinha o que mostra a infidelidade dos casais. Capitu era dissimulada, ou seja, fingia qualquer situação com muita facilidade, o que e confirmado no inicio do romance. Alem disso, logo apos a morte de escobar, ela passa pelo quarto do filho e ao voltar esta com os olhos vermelhos, e dificilmente era por pensar na amigo e provavelmente era em pensar que o verdadeiro pai de seu filho tinha morrido. Mas certamente o principal argumente é a natureza a semelhança coincidente entre seu melhor a amigo e seu filho. Escobar vivia na casa de Bentinho, os encontros a pretexto de embargos e se nao se lembra ao descrever escobar no inicio do livro, analisa minuciosamente suas caracteristicas, ou seja, o conhecia bem e viu no seu filho a copia do amigo.

    Curtir

  10. Bárbara,

    Muito bom saber que participará deste debate. Eu indicaria a leitura da resposta que a Fátima deu aqui neste artigo. É bastante elucidativa e pode te dar maiores argumentos para o debate.

    Curtir

  11. Boom ,por incriivel q pareca eu tb vo participar de um julgameento amanha,serei da acusacaoo ,e os argumentoos q eu irei utilizaar seraoo :
    • Em páginas mais avançadas deste clássico da literatura brasileira, o autor deixa claro que o filho de Bentinho com Capitu era quase idêntico ao seu amigo Escobar.

    • Antes, porém, o pai de Sancha relata que Capitu se parece muito fisicamente e também no gênio com sua falecida esposa, deixando a idéia de que existem semelhanças inexplicáveis no mundo, o que justificaria a semelhança entre o filho de Dom Casmurro e Escobar.

    • Também há criticas sobre o fato de que, tanto Capitu quanto Escobar sempre achavam que, quando crescessem, Ezequiel e Capituzinha acabariam namorando, algo que não incentivariam caso as crianças fossem realmente irmãs.

    • Nas páginas iniciais da obra, o autor descreve Capitu como tendo muita facilidade em disfarçar as situações, inclusive enganando seus pais que tanto amava muitas vezes, o que fortalece a hipótese de adultério.

    • Cogita-se a possibilidade de a mãe de Bentinho também desconfiar da paternidade de Ezequiel, já que com o passar do tempo, conforme a criança vai ficando cada vez mais parecida com Escobar, ela passa a ser indiferente com o neto e também com Capitu.

    • Apesar da suspeita acima, não se pode deixar de cogitar também o fato de simplesmente a mãe de Bentinho ter se tornado uma senhora “ranzinza” com o passar dos anos, portanto mais fria com as pessoas ao seu redor.

    Axeei tdoo na internet x) o livro eh muito grande (183 pags) e fiquei com preguisa de ler td e procurar provas…
    espero ter ajudaado as meninas q tb irao participar .!

    Curtir

  12. Poliana,

    Argumentos não faltam tanto para incriminar, quanto para absolver. O grande problema está naquilo que as pessoas pensam a respeito das outras. Supor algo não quer dizer que isto seja verdadeiro.

    Gostaria de saber qual foi o resultado do julgamento. 🙂

    Abraços

    Curtir

  13. Olá gente!
    Sou apaixonada por direito e nada melhor para mim do que está em um júri… faço 2°a (EM) e irei apresentar um juri-simulado no dia 21/08/08… sou advogada de defesa e vou defende-la com unhas e dentes pois tenho certeza que ela é inocente… li várias vezes o livro, analisei o filme (DOM CASMURRO) e cada vez que analiso fico mais confiante em meus argumentos… Ser dissimulada não é suficiente para acusa-la de traição… até pq quem nunca traiu? Tudo que fazemos e desviamos das regras da sociedade é considerada traição… então traimos por palavras, atos, pensamento… traimos amigos, familiares, vizinho ou ate mesmo um desconhecido…
    O que falar de Bentinho?
    *ciumento, doente, inseguro, neurotico, infeliz e com uma imaginação aguçadissima… se vc tem todos essas características consequentemente começa a ver as coisas além do real…
    alguém tem outros argumentos para mim ultilizar?
    O livro é ótimo e eu recomendo… leiam e não se arrependerão…
    Beijos! Esperando resposta!

    Curtir

  14. Jorge,
    Olhe tua caixa de e-mail: acho que vc entendeu errado => estou à disposição.
    Vou preparar um texto e enviarei neste fds.
    Abraços, meu amigo!
    🙂

    Curtir

  15. Eu também tenho um júri sobre se capitu traiu ou não traiu,é é amanhã, 21 de agosto também 😮
    Bom, eu ja pensava que ela não havia traído, só que eu não li Dom Casmurro, eu li Ciumento de Carteirinha, do Moacyr Scliar. Bom, acho que os livros são bem parecidos e no ciumento há o mesmo tipo de caso, mas no ciumento ela não traí e continuo com minha opinião.
    Só não sei se no Dom Casmurro é assim também !

    Curtir

  16. Aff eu tou numa enrrascada…eu comuh muitos outros ai tmb tenhu um simulado de um júri…e faço parte da acusação de que Capitu traio bentinhu e tenhu mitos poucos argumentos…porém foi de muita boa ajuda os comentários ai de cima…e jah me deu uma ajuda…porém o meu professor quer q a gente site trechos do livro na hora da acusação…ai eh q vem o problema pois na maioria daz vezes o mesmo fato q da a entender q ela traiu…tmb da a entender q ela naum traiu…to numa enrrascada…help-me please??…hehhee

    xD
    agradeço desde já!!!!

    Curtir

  17. Tambem tenhu um juri nesta quinta, minha professora deu a ideia de ter dois fins, um em q ela traiu e outro q não, claro. Provar q ela não traiu ta muito facil, poi não ha argumentos convincentes q demonstrem q ela traiu, o próprio Bentinho duvida das suas certezas, porque ele mesmo lembrou que a mãe de Sancha se parecia com Capitu, ainda que não houvesse, entre as duas, laço de parentesco, e que Desdêmona de Otelo era inocente, embora todas as pistas demonstrassem o contrário.

    Particularmente eu acredito que Capitu não traiu Bentinho, mas pode ter acontecido o contrario, é aquele caso de: não precisa beijar na boca para trair, ou ir para cama para existir traição.
    Ou seja, também se trai por outros meios, sejam por palavras, atos, ações e pensamentos… Bentinho traiu a Capitu, com a Sancha.
    Olha lá, no livro cap 118: “Senti ainda os dedos de Sancha entre os meus, apertando uns aos outros. Foi um instante de vertigem e de pecado.” Detalhe é que esse trecho acontece um pouco antes do Escobar morrer…
    Olha aí, outro fator: peso na consciência.
    Peso na consciência por ter imaginado coisas com a esposa do falecido? Peso na consciência por ser infiel em pensamento e cobrar tanta fidelidade de Capitu?

    Outra coisa que pode ser consideravel é que a história é narrada *pelo* Bentinho, um ciumento típico. Isso quer dizer que os fatos como são apresentados, acontecem como ele *acha* que aconteceram.É exatamente neste ponto que eu me fixo. Para Bentinho ela sempre o terá traído.
    Veja bem… O Bentinho desde a infância só cita fatos sobre ela que pudessem apontar como ela era dissimulada. Não seria um modo de preparar o leitor para que na hora q ele contasse sobre a suposta traição, o leitor já estivesse preparado a desconfiar da índole de Capitu, e assim não questionaria seu ciúme louco?

    e é essa a minha opinião.
    =D

    Curtir

  18. mais uma vez, alguem que vai participar de um julgamento sobre a traição de capitu. eu serei o promotor, e pelo que andei lendo, todos neste site a favor da acusação usam dos argunmentos que eu utilizarei, porem gostaria de sugustoes para pergustas que terei que fazer as testumanhus assim como suguestoes para as testemunhas. agradeço e ate…:D

    Curtir

  19. Geente!, tb sou testemunha de acusação! meu debate será amanha! gostei mto dos comentários.. mas preciso de mais argumentos! alguem pooderia me ajudar?
    desde já, obg! =D
    =**

    Curtir

  20. acho que capitu traiu ,vou ser promotor acho iso interesante pois machado nos deu essa duvida e nos nunca saberemos a resposta.
    nao acho que ele diminuil algum fato

    Curtir

  21. Adorei esse site. tbm esta me ajudando com esses mauditos debates.
    Faço parte da acuzaçao
    hehehehe
    Vs estao de parabens

    Curtir

  22. Eu vou fazer parete do júri e serei advogada!
    Já tenho varios argumentos para defender capitu, mas eu queria uma prova mais concrete de que ela nao trai o Bentinho, e possiveis testemunhas de defesa!

    Brigadaa! ;**

    Curtir

  23. oi gente..a minha turma vai fazer uma peca que sera o julgamento da capitu,eu serei a testemunha de acusacao,tenho alguns argumentos mas sao poucos,os de cima me ajudaram um pouco mas preciso de mais.eu tbm axo que ela traiu mas preciso provar,e a minha prof tbm quer que sitemos trechos do livro esse é o problema aff.
    me ajudem please!!!

    Curtir

  24. Ola pessoas…. vou ter um juri tbm… MASSSS diferente de voces eu vou ser DEFESA \o/…

    Tenho varios argumentos:
    _1: Historia narrada em 1º pessoa, onde só sabemos um lado da história.
    _2: Bentinho é doente, onde encontra ciumes de tudo, e de todos… exemplo do “mar”
    _3: Sobre a semelhança, está comprovado que há casos de semelhança onde não há relação de familia (entenderam neh? xD)

    Mas enfim, estou preocupado, pois temos que responder a acusaçoes do outro “time”, e em uma parte estou com o pé atras…

    Numa parte do livro, mostra que Capitu recusa varios passeios com Bentinho, esse ia pra Opera, e quando voltava encontrava Escobar em sua casa….

    Como que vou defender a ipotese de que ela não traiu ele nessas situações????

    tenho certeza que vão usar esse trexo como ataque principal, e não sei defender…

    Alguem tem uma ideia?????

    Abraços!

    Curtir

  25. tambem terei julgamento dia 10,, sou da defesa… ja tenho alguns argumentos(todos jah citatos)..
    mas se alguem souber perguntas q poderei fazer a Sancha e a Betinho(testemunhas) q enfatize a inocencia de capitu eu agradeceria…
    Assim como Mateus disse tambem agradeceria se mandassem contra argumentos de perguntas q a Acusaçao poderá fazer a Capitu e as Testemunhas…
    BRIGADAAAOOO plz respondao……….

    Curtir

  26. Oi a minha turma tbm vai fazer um juri de om Casmurro sou testemunha, sou Sancha e preciso de alo pra afalar e não faço a minima ideia alguém poeria me ajudar?
    grata desde já

    Curtir

  27. pow galera assim como vcs eu tb terei um juri simulado
    e eu terei que defender…
    tipo acredito que capitu não cometeu aduterio
    mas tipo
    não tenho nenhum argumento
    me ajudem galera
    valeu

    Curtir

  28. Andre o melhor argumento que a defesa pode usar é que o livro se passa em primeira pessoa, ou seja só sabemos um lado da historia, o do Bentinho, e esse é doente (psicologicamente)

    Por isso, tudo que Bentinho diz sobre fatos e acontecimentos podem ser coisas da cbça dele e nao ter acontecido realmente….

    Entederam???

    Se alguem souber uma solução para minha defesa que citei mais acima, por favor respondam.. o meu juri é nessa terça =(

    T+

    Curtir

  29. assim como a maioria queria saber quem que eu podia pegar de testemunhas a favor da Réu(Capitu), e quais perguntas seria mais conveniente e adquadas ?
    obrigado

    Curtir

  30. Um das minhas maiores dúvidas é como fazer para convencer alguém de que Capitu era inocente.Estou no 2°ano de ensino médio e tenho que provar a inocência de Capitu.Mas daí eu me pergunto: como fazer isso se todo o livro acusa ela de adultério?
    Que argumentos eu poderia utilizar para convencer o juri de que ela é inocente?

    Curtir

  31. Olá galera! Com certeza estou no lugar certo!
    Como vcs tb tenho q defender capitu em um julgamento.
    Se alguém souber d um argumento chave além desses já mensionados, em que eu possa usar
    por favor me ajudem. (Se puder mensionar o capítulo em q está tb agradesso)
    Vlw. beijão pra vcs, e boa sorte nos julgamentos!!

    Curtir

  32. Olá pessoal como todos eu tbm vou participar de um julgamento da Capitu, só farei a personagem Capitu… será q vcs tem algumas perguntas q a acusação poderá me fazer e como posso respondelas???

    Tá chegando o dia me ajudem por favor!!!

    muito obrigada!!!

    Bjks para todos!!!

    Curtir

  33. Gnte, me ajuda!!!
    tnho q defender Capitu na sexta (03/10) e preciso de muitos argumentos.
    Jah li todos daqui e eles me ajudaram pra caramba, mas preciso de muito mais…
    Nem sei mais onde achar…
    E ainda preciso de citações do livro.
    Valew.

    Curtir

  34. adorei as perguntas do site sobre MACHADO DE ASSIS parabens para essas pessoas que si entessam sobre MACHADO DE ASSIS adorei os comentarios!!!!!!!!!!!
    abraçosssssss!!!!!!!!!!

    Curtir

  35. eu tambem tenho um juri simulado essa semana e seus comentários me ajudaram bastante
    valeuuuuuuuuu
    bjuxxxxxxxxxx

    Curtir

  36. olha dia 7 agora desse mes eu tenho um julgamento de capitu… onde as meninas defenderão a capitu e os meninos o bentinho. eu to muito preucupada… eu li as mensagem acima foi de grande ajuda…se alguem tiver alguma coisa q possa me ajudar mais na defeza de capitu… me add no msn ou manda algum email
    tassi_eu@hotmail.com

    Curtir

  37. olá pessoal… tenho um juri simulado e serei da defesa de Capitu… Vou defendê-la com garra e agradeço a ajuda que recebi com os comentários.

    Abraços e obrigadinha!

    Curtir

  38. Gostei muito dos argumnetos citados nesse site!

    Como vocês tambem vou ter que apresentar um “Juri simulado”, mas ao contrario de muitos sou advogado. Queria argumentos bons, e se possivel gostaria de saber o captulo onde foi retirado! Pois como um bom advogado, devemos ter arguments convincentes, complexos para proteger Capitu! Por favor, me escrevam com urgencia! Obrigado!

    Curtir

  39. eu li esse livro e nois vamoue fazer um juri
    e eu tenho dai que prova quecapitu traiu bentinho mas ´´e muito dificil pq
    parece que ela não triuuuuuu

    Curtir

  40. Eu estou na oitava séria e amanhã na sala erá um “Juri Simulado ” para saber se Capitu traiu ou não Bentinho. Euu achoo que ela não traiu,tudo bem,em certas partes do livro eu achei argumentos contra ela..mais tem a favor também..hahaha,amanhã eu vou ser a Capitu no Juri Simulado.. :S tenho que achar bastantes argumentos para me defender..se nãoo sou condenada..espero achar =)

    Curtir

  41. Bom eu estou no nono ano e vai ter um “Juri” para ver se traiu ou naum o bentinho. E eu estou no grupo que defende a captú , e preciso de” provas “, partes do texto que inocentem ela, alguem sabe em que capítulo eu posso encontrar ?

    Curtir

  42. Gente,vo participar de um Juri tbm,e preciso provas de que capitu não traiu Bentinho,se vocês tiveram partes do livro,que ajudem,eu iria agradecer,beijo

    Curtir

  43. Ola pessoal na semana que vem tambem farei parte de um juri simulado, seus argumentos foram de grande ajuda para min, pois serei a Sancha. Um BEIJAO pra vcs.
    Meu MSN:daisy-franciele@hotmail.com

    Curtir

  44. Olhaá sou mais uma qe participareio de um Juri Simulado para falr se Capitu Traiu Bentinho ou nao…
    A Aparencia de Ezequiel é muiito semelhante a de Esobar….Li um trecho que fala muito sobre o passado dos dois amigos….Venho por ideia reconhecer qe Capitu Traiu SIM Bentinho com seu melhor amigo scobar…Por fim basta saber qeu Bentinho era estério ;P

    Curtir

  45. Eu vou participar do juri contra a capitu
    por favor me ajudem com perguntas e argumentos!!1
    bjuuuss

    Curtir

  46. tenho que le o livro e apresenta
    mas eu nao tenho o livro e a professora
    nao deu alguem pode me ajuda??

    Curtir

  47. Lucas,entra no baixaki e baixa o livro, e se ñ conseguir ler tudo até sua apresentação continue procurando na net q vc encontrará bastante coisa!!!

    Boa Sorte!!!

    Curtir

  48. Oi pessoal,tambem vou participar de um juri simulado na semana q vem sobre esse livro,estou na defesa de Capitu e os argumentos acima me ajudaram muito,mas gostaria de bolar provas concretas,e precizo de ajuda pra as perguntas que tenho q fazer para as testemunhas.
    Meu sn é vamp.mg@hotmail.com que puder me ajuda eu agradeço.

    Curtir

  49. Bento, no parágrafo 15 do cpítulo 145, se refere a Ezequiel dizendo: “José Dias, acharia nele a minha própria pessoa”. Isso não demonstra que outras pessoas que não o doente Bento viam que Ezequiel se parecia com seu pai e marido de sua mãe?
    O mesmo Bento nutria também uma afeição exagerada por Escobar e parecia duvidar da “teoria da conspiração” que criara.Que homem sustentaria a esposa adúltera e o fruto do adultério em uma vida confortável na Europa?

    Curtir

  50. Oii bom eu vou ter que apresentar um seminário semana que vem sobre o livro de Machado de Assis Dom Carmurro e vou fazer parte da acusação,se capitu traiu o não traiu bentinho não tenho conclusões exatas mas gostaria que vocês me ajudassem a ter argumentos mas complexos de que Capitu cometeu adulterio contra Bentinho,os comentarios feitos acima me ajudaram muito mas precisamaos converncer os jurados de que ela traiu e queria mas argumentos urgente obrigado!

    Curtir

  51. Olá! Assim como a maioria, também terei um “juri simulado”! A minha posição será a defesa de Capitu!
    Enquanto eu lia o livro, não observei nenhuma prova de que Capitu traiu realmente Bentinho com Escobar. Até acho que Bentinho foi quem traiu ela com Escobar!
    Mas que seja, vou defender a minha posição e encontrei vários argumentos graças a esse site!
    Valeu!

    Curtir

  52. ei particulamente defendo capitu…

    pois é sempre bentinho que faz as acusações…

    dando-lhe um amante…

    e capitu, só queria ajudar escobar…

    e o próprio bentinho..

    SOU EM DEFESA DE CAPITÚ…

    Curtir

  53. Olá gente,hehe…Eu também vou ter um juri simulado sobre Capitu!Espero que eu e minha equipe consigamos vencer(Capitu não traiu bentinho)
    Se alguem tiver algo a me falar,é..alguns argumentos…eu ia agradecer muito mesmo.
    Ah…só lembrando eu adorei esse site,ele nos permite ver coisas que as vezes passam dispercebidas,muito bom mesmo…
    Se alguem puder me ajudar…Eu ia adorar!
    Obrigada pela atenção…
    Beijos!

    Curtir

  54. Olá….
    Meu juri simulado será no dia 20 deste respectivo mês de novembro…estudo no CEFET e ao contrário da Fernanda..terei que acusar Capitu…
    Estou colhendo bastante provas e como tenho habilidade pra encontrar provas onde menos se esperam, acho que conseguirei ter um bom resultado…
    Porém na minha opnião e como já foi dito ai em cima, é bem mais fácil provar que Cpaitu não traiu do que acusa-la…pq todas as provas contra ela sãoindiretas e subjetivas, mas sabendo usar a habilidade de vasculhar a mente de Dom Casmurro pode-se até virar o jogo….
    A dica que dou pra quem for acusar Capitu, tente entrar na mente de Bentinho, questione sobre o alto amor dele pela Capitu, se ele mesmo não queria camuflar a traição e usava como argumentos q ele poderia ser realmente um louco e possuir uma alta taxa de imaginação…será que isso não era pelo fato de que para um homem é díficil aceitar ser traído pro uma pessoa que ama muito…ele vivia em completas confusões e questionamentos….tentem investigar isso…

    Abraço pra todos

    Curtir

  55. Eu também tenho julgamento da Capitu, será na próxima sexta. Sou testemunha de defesa, queria ser advogada, mas antes defesa que acusação.
    Eu não creio que ela tenha traído. Ele sempre viu coisas demais. E Capitu gostava demais de Bentinho e de Sancha pra cometer uma “dupla traição”. E como alguém já falou acima se Ezequiel fosse filho de Escobar ele e Capitu não apoiariam seu futuro namoro. Escobar também era muito amigo de Bentinho e conhecia toda a história dos dois.
    Sei lá o Bentinho era meio doido, e o livro foi narrado por ele!
    Porém, se eu fosse acusação eu usaria o fato de Capitu ter demorado tanto pra engravidar.(como eu terminei de ler o livro duas semanas antes da professora sortear os papéis eu pensei em acusação também, caso eu desse azar, que não foi o caso ;D )

    ;]

    Curtir

  56. Participarei de um Júri Simulado amanhã também. O caso estudado seria a suposta traição de Capitu {Ela traiu ou não}. Tenho que fazer a parte escrita da idéia que vou defender mas tenho dúvidas. Eu farei o papel da PRÓPRIA CAPITU, mas ainda tenho minhas dúvidas de que ela traiu Bentinho ou não, alguém poderia, por favor, me ajudar? 🙂

    Curtir

  57. Muito boa essa discussão a respeito da capitu ,eu tambem estou participando de um debate em minha escola com esse tema,vou defender a capitu,ja tenho varios indicios da loucura de Bentinho ,estou com duvidas quanto a sexualidade dele ,q ele é ciumento isso é fato ,mas ter tanto receio do proprio amigo ,acho q já é demais.Não sei se vou usar esse argumento afinal nesse livro nada é 100% confiavel.Foi muito bom algumas opiniões q encontrei aqui ,concerteza seram muito uteis .

    BjOs…

    Curtir

  58. Olá.
    Sou do 1º ano E.M. e vamos fazer um Juri Simulado com a seguinte questão: Capitu traiu ou não Bentinho? Naquela época, adultério era considerado crime, e eu sou advogada de Bentinho (acusação) e vou acusar Capitu de adúltera, tenho muitos argumentos. Espero ganhar e esse site me ajudou muito!

    Curtir

  59. Vou fazer um julgamento essa semana.
    Eu serei a advogada contra Capitu. Segundo Bentinho, ela traiu, mas mesmo tendo que acusar a Capitu, acho que ela ñ traiu. Bentinho
    tem um ciúme duentio por ela, e isso pode ter feito com que ele visse tantas coisas contra ela. Tbém já assistir o “DOM”, nesse filme, ele imagina ela o traindo, mas ñ é nada daquilo, é pura imaginação.
    Eis a questão: Capitu traiu ou ñ traiu??

    Curtir

  60. É MAIS UMA OBRA MARAVILHOSA DE MACHADO DE ASSIS,NA MINHA OPINIÃO E A QUE EU MAIS GOSTO DE LER,A QUESTÃO DA TRAIÇÃO DE CAPITU É UM FATO MUITO ABORDA,QUANDO SE AMA NÃO SE TRAI MAS,SÓ QUANDO SE AMA DE VERDADE ALGUEM.

    Curtir

  61. Eu acho que ela o traiu sim.Mais o misterio continua ela traiu ou não?

    Curtir

  62. Acabei de ler o livro e estou meio a meio
    Pq a semelhança entre Ezequiel e Escobar é muita
    So que a história é contaa do ponto de vista de bentinho
    Acho que é essa é um dúvida que nunca resposta.

    Curtir

  63. Bom, eu tenho uma opnião .

    Para mim Bentinho, teve um caso no seminario com Escobar, e o ciume que ele sentia, era fruto de sua paixão pelo mesmo .
    Para mim, a semelhança que Bentinho vê entre o seu filho e escobar, se relaciona a paixão que ele tem pelo amigo .

    Curtir

  64. Eu acredito que ela traiu sim.
    Li Dom Casmurro há muito tempo atrás,e sempre tive certeza que Capitu e Escobar mantiveram um romance paralelo. Só fiquei na dúvida no final do livro [igual a todo mundo]pq depois eu pensei: Sim, mas uma mente enciumada é mais fantasiosa que realista, e aquilo tudo poderia ser mito fantasia de Bentinho, seria bom se a Capitu pudesse contar a versão dela pra gente…mas enfim, Machado de Assis não quiz assim!
    shaushuahsuhaushuas

    Curtir

  65. Muito legal esses comentários sobre o tema. Só não entendi a parte em que Capitu aparece com um dinheiro dado por Escobar.. Será que alguém pode me explicar?

    Curtir

  66. eu acho que capitu ñ traiu bentinho, pois ela amava . se ela traiu bentinho com EScobar, por que então ela esperou Bentinho por muito tempo para se casar, por que ela amava bentinho de verdade.Capitu amava BEntinho , espeita , e principalmente ele era muito importante para CAPITU . BEntinho tinha um ciume muito grande de Capitu , esse ciume o segou.
    bentinho era a coisa mais importante para CAPITU. ESSA É A MINHA OPINIÃO.

    Curtir

  67. vejam a miniserie da globo ‘Capitu’ …
    talvez no começo bentinho não tivesse problemas psccologicos mas com o tempo ele ficou cada vez mais ‘estranho’
    eu acredito que Capítu realmente traiu bentinho porque não é normal uma criança ser tão parecida com uma pessoa se não com os pais….em alguns casos algum familiar eh muito parecido com outro (primos)mais no caso da historia de Machado de Assis escobar não é um parente mais sim um amigo da familia

    Curtir

  68. Na minissérie Capitu, ela traiu sim o bentinho. Pq na hora em que o bentinho falou que ele não era o pai de Ezequiel ela pediu o divorcio, Se vc tem culpa no cartório, vc foge do assunto! E outra o filho era idêntico à Escobar.

    Curtir

  69. eu ainda vou ler o livro, na verdade, vi a mini-serie da globo.
    Há pontos para ela: è Bentinho q conta a historia, desde adolecente sente esse ciumes dela e imagina varios momentos.
    Há pontos para ele: Capitu era uma mulher bonita e misteriosa, meio malandra de ser.
    Os fatos mais provaveis estao do lado dele, e quando ele diz q Ezequiel tem semelhanca com Escobar ela nao descorda.
    Mas ele pode ter achado pelo em ovo mesmo, ou ter pensado q viu….
    Para sabermos mesmos temos q ler tudo sobre o Machado(inclusive os livros), ver seu estilo, os finais sao mais felizes ou mais tristes?
    Tinha q ter um livro da infancia de Capitu, contada por ELA e da infancia dele contado por ELE para ver como eles enchergavam a vida, ai chegaremos perto. Para ser definitivo. Minha mae sempre diz q toda historia tem dois lados. Sendo assim de um lado sói nao da pra confiar tinha q ter a mesma historia narrada por ela, mesmo sem sitar se o-traiu. Ai saberiamos, mas nao tem.
    Talvez nem mesmo Machado de Assis saiba.A Capitu
    que queremos descobrir é: se Machado resolvesse dar a resposta na historia qual ele daria?
    E, sera q Capitu em algum momento existiu mesmo?

    Curtir

  70. CAPITU REALMENTE É UMA MULHER OUSADA,ISSO NÃO QUER DIZER QUE ELA TENHA TRAIDO BENTINHO.ELA DIFERENTE DE BENTINHO É UMA MULHER DE ATITUDE.
    OS FATOS AO QUAL BENTINHO SE APEGA PARA SENTIR-SE TRAIDO SÃO INFUNDADOS,UM EXEMPLO, NO VELORIO DE ESCOBAR O FATO DO CHORO DELA DEIXA BENTINHO MUITO PERTURBADO,CHORAR POR UM AMIGO QUE SE VAI, É EXTREMAMENTE NORMAL;ANORMAL AO EXTREMO É O COMPORTAMENTO DE BENTINHO ELE SE ENTREGA OAS PIORES PENSAMENTOS E SENTIMENTOS HUMANOS.
    POR ISSO ELA NÃO TRAIU BENTINHO…

    Curtir

  71. eu acho que ela não traiu porque bentinho era meio loco imaginava coisas que só Deus….ele a acusava sem ela ter feito abisolutamente nada

    Curtir

  72. Oi gente! eu tambem estou no 2º ano e também farei um julgamento. Eu vou defender Capitu, porque sempre acreditei na sua inocência.
    É bem complicado de confiar nas palavras do Bentinho, visto que ele mesmo se contradizia várias vezes, sempre utilizava um tom irônico (prova disso está quando ele fala sobre o poeta do trem no primeiro capítulo) e ele nos afasta de outras versões da história.
    Não vou me apoiar somente no fato de que ele tinha um ciume doentio por Capitu, mas vou relembrar como desde a infância ele sempre teve uma cabeça fraca, tanto que só depois de José Dias denunciou-lhe a si mesmo.
    Por outro lado Capitu sempre soube o que queria, sempre foi decidida e quando queria uma coisa não queria saber de mais nada.
    Podemos analisar que na época em que foi escrito o livro pessoas eram formadas com principios patriarcais, mas isso nao serve como prova concreta de que Capitu traiu Bentinho.
    Há varios fragmentos no livro que mostra que Capitu sempre foi decidida, logo ser dissimulada nao pode ser levado como forte argumento para acusá-la.

    Curtir

  73. Eu acho que Capitu traiu mesmo Bentinho pelo indicios que encontrei acho que sim e alem seu filho Ezequiel era a cara de Escobar em uma foto que vi…

    Curtir

  74. Oi, com todo mundo aqui eu também vo participar de um juri simulado, sendo advogada de acusação; já li todo o livro e agora estou vendo a miniserie da globo que eu baixei aqui. Apesar de ser bem mais facil provar a inocência de Capitu, acredito que há indicios para acusa-la. Muitos dos argumentos daqui eu já tinha formulado e outros me ajudaram muito; porém, eu precisaria de mais alguns, alguém poderia me ajudar?

    Curtir

  75. OI
    boa noite, eu tambem vou participar de um juri simulado e estou no grupo que acusa capitu,pois eu penso q sim traiu bentinho aquele ”imaginario”

    e queria agradeçer os comentarios me ajudou muito

    beijos,obrigada pela atençao

    Curtir

  76. na verdade , eu acho q a srta capitolina triu sim , o proprio machado de assis concorda , mesmo não falando , com isso olha o nome dela: capitolina: cognome para venus que tem estatua erguida em capitolia , venus , deusa romana da beleza , do amor e do erotismo , casada com vulcano , o deus manco, e tinha RELAÇÕES ADULTERAS com , logo podemos afirmar que machado de assis não escolheu este nome ao acaso e já deveria ter a ideia que capitolina traiu s , para qm n sab capitu eh apelido para capitolina

    Curtir

  77. • O LIVRO É O RELATO DE BENTINHO, COM FORTES TRAÇOS DE SUA MENTE DOENTE. UMA HISTÓRIA TEM PELO MENOS 2 VERSÕES. NO LIVRO A VERSÃO É DELE. AS IMPRESSÕES E DEDUÇÕES SÃO DELE.
    ELE ERA UM CARA TÃO DOENTE E PESSIMÍSTA. QUE SUA ÚLTIMA FRASE NO LIVRO JÁ DIZ TUDO. O LEGADO QUE ELE DEIXOU COMO HERANÇA FOI SEU MEDO DE ACREDITAR QUE CAPITU REALMENTE O AMAVA.

    Curtir

  78. oie gente eu tambem na minha sala vai ter o julgamento de capitu e eu vou fazer o papel de capitu naum se como agir sera que podem me ar umas dicas?? bju

    Curtir

  79. A Capitu traio sim,os motivos foram os mais variados,como exemplo:
    *Bentinho era chato (tipo muito chato)
    *escobar era sedutor
    *Bentinho era ciumento,logo dava idéias a Capitu.
    *Escobar era melhor amigo de Bentinho
    *toda mulher que se preze dá pro melhor amigo do marido.
    *O menino era a cara de Escobar,vc´s querem mais o que? um teste de DNA?

    Curtir

  80. Tbém tenho qi fazer um juri simulado,vou vazer parte da promotoria,embora minha opinião não vale de nada,eu fui escolhida para acusar.E ainda não li o livro mais as acusações colocas acima me ajudaram MTOO .Obrigadaa!!

    Curtir

  81. Gente…….
    Ano passado eu fiz o juri simulado, fui a Advogada de acusação de Capitu…
    Os argumentos que utilizei foram: A dissimulação de Capitu, Ela era sempre assim, A semelhança de Ezequiel com Escobar, A suposta esterelidade de Bentinho, A traição de Escobar, já traiu uma vez, trair outra naum o custaria nada….
    Entre outras……
    Ganhei o Juri Simulado com 5 votos a 3…..
    Mesmo acreditando que Capitu era inocente…..

    Curtir

  82. Gente, eu vou participar de um juri simulado igual a vocês,e gostaria muito que me ajudassem!
    Eu já consegui vários trechos que supostamente comprovam a culpa e a inocência de Capitu, o que eu estou precisando agora é de perguntas para usar contra o outro grupo! Pode ser tanto relacionada a sua inocência, quanto a sua culpa!

    Agradeço desde já!

    Curtir

  83. Obrigado ao pessoal lá de cima pelos comentários construtivos, vou apresentar ao meu professor (que defende capitu com unhas e dentes) alguns contra-argumentos e vcs me ajudaram bastante a encontrá-los e a confirmar os meus próprios.

    Curtir

  84. Gente, por favor me ajudem!

    Eu to no 2º colegial e vou fazer um Juri-Simulado, como a maioria de voces, mas eu vou ser a advogada de defesa e eu gostaria de saber que perguntas eu poderia fazer para as testemunhas.
    Eu já vários argumentos citados ai em cima e me ajudaram bastante 😀
    brigada!

    to esperando ajuda.

    Curtir

  85. Eu estou no 2ºEM e vou ser advogado de acusação no Juri.Olhando mtos sites e comentarios sobre a questão ( Capitu traiu ou n traiu?) da pra c notar q eh mto mais facil provar a inocencia de capitu do q a sua traição, eu axo q ela n traiu mas tenho q acreditar q ela traiu sim. Alguns Otimos argumentos pra defender capitu são:
    *O ciume doentio de Bentinho
    *Em mtos momentos do livro bentinho demostra vontade de voltar no tempo oq mostra arependimento, uma suposta injustiça em relação a capitu q ele queria desfazer.
    *Um momento mto importante para defesa de capitu é no capitulo Otelo onde bentinho assite a uma peça de teatro q conta a historia de um homem q c sente traido e acaba matando sua mulher, Bentinho vendo a peça pensa ter ctz da traição de capitu e sai antes de ver o final da peça, q eh onde o homem percebe q sua mulher n havia o traido e se arrepende, poderia esta acontecendo o msm com bentinho.
    Acusar capitu é mais dificil, e eu estou estudando os dois lados da moeda ,estou vendo argumentos de defesa da capitu pra ter respostas prontas quandu necessario, isso é mto importante.
    Eu ja tenho alguns argumentos de acusação tbm, mais mtos ja foram descritos acima como:
    * um dos principais,a semelhança de Ezequiel com Escobar.
    *no começo do livro a descrição de capitu ter mta facilidade de disimular fatos e enganar, tendo mintido para seus pais varias vezes.
    E ainda estou procurando mais argumentos bons q possam me ajudar no Juri.
    Mais a dica q dou é ter sempre argumentos contra a defesa, ter sempre um bom “contra-ataque”.
    Espero me sair bem no juri e ter ajudado um poco vcs.
    Abçs

    Curtir

  86. Eu irei participar de um jurisimulado nu meu colégiio onde defenderei Capitolina . Pra mim ela é sim inocente até que provem o contrário . Não cometeu nenhum adustério . Bentinho que tinha sérios problemas psiquicos e viiu coisas onde naum tinham .

    Curtir

  87. Oi, estou no 2° EM na mesma sala do Bruno e da Aline citados acima .

    irei ser testemunha de acusaçao e estou procurando alguns argumentos para acusar que capitolina traiu bentinho.

    Agradeço desde já 😀

    Curtir

  88. Olá, estou no 2º EM, na mesma sala do Aline, Bruno e Caio.

    Irei ser testemunha de acusação, e estou procurando alguns argumentos para acusar que capitu traiu bentinho!

    Já Agradeço Galera,
    Um Grande Abraçoo!

    Curtir

  89. Olah Pessoal, estou no 2° EM na sala do bruno e da aline dos comentarios a cima !

    voou ser advogado de defesa e preciso de alguns argumentos

    sou grato .

    Curtir

  90. gente eu to prescisaando de argumentos para defender capitu …
    Quem souber me ajude :S

    Curtir

  91. Ola gente irei participar do julgamento amanha, irei defender Capitu, estou fundado que Capitu o amava de mais para trai-lo, que Bento tinha muito ciumes, e que Capitu esperou ele sair do seminario para se casarem mesmo nao tendo certeza que ele nao iria se tornar padre, e que Bentinho é que conta a historia e conta do ponto de vista dele..

    🙂

    Curtir

  92. oi
    estou fazendo simulaso sobre dapitu e para iss tive que ler o livro e adore
    recmendo para tosos

    Curtir

  93. Olá
    Não teve como passar aqui e não deixar um sinal de vida.Amanha tbm farei parte de um Juri no colegio.Estou muito perdido pois fui escolhido como “Acusador” e terei que dar meu melhor para fazer com que Capitu seja tida como culpada.Eu passei por algo muito parecido com tudo isso.Pois a namorada do meu melhor amigo traiu ele.Comigo 😛
    Mas isso não vem ao caso!
    Obrigado a todos!

    Curtir

  94. OI gente amanhã tenho um juri-simulado e bom sou da acução e acho sim que ela o traiu pois, a semelhança de ezequiel com escobar é imensa apesar do que no inicio do livro fala que ela é boa em disfarçar e mentir, acabando fazendo que as coisas fiquem ao seu favor…e outra ele nem tenta salvar seuu casamento e vai para suiça axo meio que uma assinatura de culpa no cartorio, pois se ela não o tivesse traido ela ficaria e provaria que ele estava enganado e que num tinha nada a ver, e como uma amiga pode sofrer tanto quando seu amigo morre, para uma mulher casada na minha opinião fica ruim…
    bom isso é oque eu acho…
    Vou fazer o possivel para incrimina-la…
    Há e vocês me ajudaram bastante com algumas coisas…
    Obrigada…
    Tchauzim!!

    Curtir

  95. oi (:
    adoreeeeei esse site (:
    meesmo 😀
    encontrei muitos argumentos para defender capitu.
    Como muitos aqui, também participarei de um ” debate ” .
    Pena que demorei para encontrar esse site :/
    mais, se ainda houver tempo de alguém me dar uma ajudinha, será MUUUUUITO bem vinda 😀
    Preciso defender capitu, e comprovar que bentinho não tinha argumentos suficientes para encriminá-la 😀

    Booooa noite a todos (:

    Curtir

  96. Olha Mariana, eu participei de um juri simulado a algum tempo atrás, se tu quiser posso te ajudar a defender, principalmente um argumento que ninguém usa normalmente. Como podemos conversar?

    Curtir

  97. Oii genteee…faço direito e to no 1 ano! e eu tbm farei parte de um juri simulado, HOJE!, sou Promotora… e preciso de umas diiicas INFALIVEIS para compravar que a Capitolina traaiu sim bentinho.. Diicas que jamais ngm pensou antees..e que eu nao consigo pensar agora! haha
    Espeeero que me respondaam!
    Obrigadaaa. um beijo!

    Curtir

  98. Olá! Estou no primeiro ano do Ensino Médio e por minha amiga falar tanto, baixei os cinco capítulos de Capitu que passou na globo no passado e me apaixonei de imediato pelos dois. Confesso que sou mais ligada no lado romântico da história, por isso fiquei tão ligada. Fiz papai ir ao sebo para comprar Dom Casmurro, mesmo a leitura sendo um pouco difícil. E bom, o negócio é que eu fico meio que “perturbada” com livros que leio. Fico sempre muito tempo pensando só naquela história, e assim estou com Capitu. A cada segundo encontro algum motivo para pensar que ela traiu e que ela NÃO traiu. Bentinho sentia um amor LINDO no começo por Capitu que acabou se transformando em um amor doentio, pelo meu ver. Daí eu já penso que sempre foi imaginação dele, a loucura e obsessão que o fez pensar que ela o traiu, mas então vem em minha cabeça.. Capitu sempre conseguia manipulá-lo, deixá-lo aos seus pés, e aquele olhar dela, a forma dela falar.. Tudo bem, o jeito dela, mas a acho MUITO falsa ao falar. Essa forma dela que me deixa intrigada e me faz pensar que Bentinho dançou definitivamente. E não acredito em uma amizade sincera de Escobar. O acho também um tremendo falso D: HAHA Bom, pelo menos pela minissérie é isso tudo que me fez pensar. Essa semana começarei o livro e quem sabe mudo de ideia sobre algumas coisas.. O que me deixou mais confusa é que na parte de ajuda no livro de Dom Casmurro, pelo que entendi, eles quase afirmam que Capitu não traiu, foi tudo fruto da imaginação de Bentinho. =S bom, desabafei HAHAHAHAH Apesar de tudo, acho a história dos dois muito bonita (no começo :P) e confesso também que preferiria um final mais feliz hahahah mas por outro lado, não estaríamos aqui hoje quebrando a cabeça pra tentar formar uma opinião sobre a traição de Capitu. Enfim.. Machado simplesmente nos deixará com essa dúvida eternamente!

    Curtir

  99. gente ..tambem vou participar de um júre…e vou ser o aaadvogado de defesa de capitu mim ..ajudemm.eu já li o livro varias vezes e vi o filme…eu estou seguro que capitu nao traiu …+ estou comedo das perguntas ..do outro time..???

    Curtir

  100. gente ..tambem vou participar de um júre…e vou ser o aaadvogado de defesa de capitu mim ..ajudemm.eu já li o livro varias vezes e vi o filme…eu estou seguro que capitu nao traiu …+ estou comedo das perguntas ..do outro time..??? na segunda mostra da conciencia negra do colégio estadual professor justiniano de mello silva 18 a 20 de novembro 2009

    Curtir

  101. Olá galera..

    vou ser o bentinhu no juri simulado, que é hj de tarde.

    peguei bons argumentos acima, e to preparado pra alguns argumentos da defesa(menos o fato de que só tem a versao de Bentinho no livro)

    torçam pra eu ganhar da Capitu, que por acaso, é uma menina que amo muito, mas nunca quis ficar comigo.

    Será que ela me traiu, ao namorar com os meninos q mais odeio da sala, e com um dos meus melhores amigos?

    Curtir

  102. Bom, perdi meu juri-simulado =/

    Mas foi por causa que o idiota do promotor disse que a capitu havia matado escobar, com uma arma de fogo.

    Muito tosco meu juri-simulado, perdi humilhantemente….

    Curtir

  103. Todos estão com opinioes diversificadas e muito ionteressantes. Estou no 2° ano e minha professora tbm vai fazer um julgamento.. e nesse julgamento eu sou Capitu.
    Eh quase impossivel provar a inocencia dela. mas note que não existe nenhuma prova concreta da traição de capitu com seu amigo escobar.
    se for observar os pontos a favor:
    1° a semelhança de Ezequiel não eh uma prova da traiçao pois existe o fato de nascer crianças loiras com olhos claros de pais sem essas caracteristicas isso se chama (heterozigotos) e nada provaria o contrario naum existia exam de DNA na época.
    2° Capitu, quando chorou demais no enterro de escoba ( o inicio da maior desconfiança) pode muito bem alegar que era amigo de Escobar como era tbm da viuva.
    3° Somente Bentinho notou a semelhança de Ezequiel com Escobar mais ninguem, pode alegar que a imaginação dele via coisas que não existiam…

    e outras coisitas mais.. isso eh um pouco do que eu estudei.. OBS.: NUNCA LI O LIVRO mas espero ter ajudado.

    Curtir

  104. Eu vou Partivipa de um Juri tbm..(HOJE)
    eu vou ser uma testemunha..no casao..serei bentinho.. q argumentos posso dizer para acuzar capitu com toda certeza ???

    ajuda ae..abraço

    Curtir

  105. Meu nome é Elizângela, sou do RN… Estudante do Ensino Médio.
    Olá Gente!
    Amanhã terei um julgamento também! Aff’
    Pra mim A Capitu não triu não, mas como foi sorteio vou acusa-la! Ta ruim, porque não vejo nadaa que comprove que ela o traiu… Estou danto uma olhadinha nestes arguntos aí em cima, espero que minha cabeça se abra amanhã, querendo ou não, ela o traiu! Rsrs’

    Curtir

  106. gente, amanhá é meu júri simulado, e estou na parte de defesa de Capitu.
    Tenho bastante argumentos, mas estou insegura. quem qizer adicionar no msn pra conversar um pouco sobre isso to lá. ou enviem algum e-mail.
    é: luuporto@hotmail.com

    bjs bjs

    Curtir

  107. Olá pessoal,

    Li o livro e acredito que a traição é evidente, porém, na minha opinião, o motivo que levou Capitu a cometer adultério foi para realizar o desejo do marido que era de ser pai. Acredito que Bentinho não podia ter filhos, motivo pelo qual Capitu demorou para engravidar. Vendo a frustração do marido, Capitu planeja com o melhor amigo a realização desse sonho, sem imaginar que a criança poderia herdar suas maiores características do pai biológico.

    Curtir

  108. Na minha opinião ,Capitu não traiu ,A lully disse ali em cima que a traição é evidente .Não ,ela não é evidente ,existem muitos argumentos que defendem o lado de Capitu ,eu tambem tenho um debate e vou defender com uhas e dentes Capitu .É uma história realmente muito interesante , eu adorei o livro .
    Aqui vai um trecho do livro que eu li ,onde o próprio bentinho assume ser fantasioso .espero judar .

    -“Ficando sozinho, tive uma fantasia. Como você pode perceber,meu caro leitor,a fantasia sempre foi minha companheira.Era naquela época e continuou sendo durante toda a minha vida.”Como o próprio Bentinho assume neste trecho ,ele era uma pessoa muito imaginativa ,o que reforçava o fato de ele ver malícia onde na verdade não havia

    Curtir

  109. Eisangela ,os professores fazem sorteio exatamente para isso ,para ver se você é capaz de defender uma opinião que nem você acredita ,o que prova que você é uma pessoa persuasiva . Eu acho isso bem interesante para os testar !=D

    Curtir

  110. Eu adorei esse site ,mas tem gente que nem leu o livro e está dando opinião ,acho que a gente deveria quebrar um pouco a cabeça para formar uma opinião própria e não adiquirir a dos outros .=/

    Curtir

  111. Vou fazer o meu segundo Júri – Simulado , na 1ª vez fui testemunha de defesa e agora serei advogada de defesa 😀 . Sempre acreditei na inocência de D. Maria Capitulina , apesar de todos os argumentos relatados pelo Sr. Bentinho. Ele sempre foi um homem muito ciumento , tinha ciúme até do “vento”, ou seja, tinha ciúmes de tudo que estava à frente de Capitu. Quem nunca traiu pelo menos em pensamentos? No livro realmente não comprova que ela traiu Bentinho, ele diz que sim, mas não há relatos de que a traição foi vista por ele.
    Para mim Capitu é inocente sim , até que se prove o contrário.
    beeeijo :*

    Curtir

  112. Oii galera!

    Bem eu to no 1º ano de direito, tenho que fazer uma
    redação dissertativa acusando ou defendendo Capitu!
    Eu ja li o livro e vou acusa-la. Adorei os comentarios do pessoal daii de cima! fico muiito grata! eles me ajudaram muiito com minha redação.

    Curtir

Os comentários estão desativados.