Yo soy un hombre sincero de donde crece la palma

Com estes versos, quase todos nós conseguimos identificar uma daquelas canções que são universais. Sim, eu me refiro a Guantanamera, o hino não oficial de Cuba. É muito difícil não associar esta música a este país. Agora, passados quase cinqüenta anos da Revolução Cubana, muitos se perguntam até quando Fidel Castro estará no poder. A resposta parecia óbvia, ou seja, deixaria o poder no dia em que morresse; porém, ele renunciou e isto foi algo, digamos inusitado. Não é comum este tipo de fato em governos tão longevos. Para os anticastristas será motivo de alegria, para outras pessoas será motivo de tristeza. Para alguns poucos, uma grande preocupação. Mas será que é tanta preocupação assim? Vejamos…

O nome do homem que substituirá Fidel no poder em Cuba é Raúl, seu irmão mais novo e que hoje podia ser considerado uma espécie de Richelieu, a eminência parda de Luis XIII.

Antes e Depois da Revolução

Ao contrário de Fidel, Raúl sempre teve convicções socialistas. Em 1953 foi preso por quase dois anos ao participar do Movimiento Revolucionario 26 de Julio. Exilou-se no México, onde conheceu o Che, posteriormente apresentando-o a Fidel.

Os diversos cargos que ocupa dentro do cenário político cubano o fizeram ser conhecido como o Senhor de todas as armas. A foto da capa é dos tempos em que se refugiava na Sierra Maestra. Na foto abaixo, o vemos como o segundo em comando em Cuba e, de acordo com a Constituição Cubana, ele é o primeiro na linha sucessória.

Anúncios

Um comentário sobre “Yo soy un hombre sincero de donde crece la palma

  1. Yo soy un hombre sincero de donde crece la palma.
    Ponto final, tanto Che, fidel, raul e tantos outros… pra mim não passam de figuras comuns. Não sei e nem vejo, com o que eles crontibuiram com a humanidade ou ainda com seu proprio povo.
    É muito triste saber que ainda existem pessoas que acreditam nesses bandidos. A historia sempre se repete. Uma pena!
    Quero apenas fazer uma pergunta, o que esses caras fizeram de bom pra Cuba?!
    Até.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s