Santa surdez, Batman!

E não foi o menino prodígio quem percebeu que os morcegos da pré-história primeiro aprenderam a voar e depois desenvolveram a ecolocalização. Levamos décadas e décadas debatendo quem veio primeiro; o ovo ou a galinha. Cá pra nós, o ovo veio primeiro, pois segundo a própria teoria da evolução, os galináceos e demais aves são descendentes dos dinossauros e, como qualquer um está mais careca do que um ovo em saber, os lagartos gigantescos botavam ovos. Logo…

Aí, o que acontece? Os cientista ficam feito loucos procurando comprovar esta ou aquela teoria e após vários rojões anunciam aos quatro ventos que descobriram o esqueleto do morcego mais antigo que já viveu sobre a face da Terra. Dizem as boas línguas que este não era dado a criar mancebos… se é que me entendem. Bem, retornando ao assunto dos mamíferos alados, o que aconteceu foi a solução de uma dúvida que também atormentava Darwin, isto é, os morcegos aprenderam a voar primeiro ou aprenderam a ecolocalizar primeiro? Agora, para gáudio de todos os outros mamíferos que não voam, foi provado que os morcegos aprenderam a voar primeiro.

O ancestral de Bruce Wayne atende pelo enigmático nome de Onychonycteris finneyi. Esta nem o Charada seria capaz de desvendar ou criar. Segundo a pesquisadora Nancy Simmons, chefe da Divisão de Zoologia de Vertebrados e curadora do Museu de História Natural dos Estados Unidos, “O Onychonycteris finneyi finalmente nos deu uma resposta: primeiro veio a evolução do vôo e, depois, a ecolocalização”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s