Vamos ao Bach tomar um Chopin?

Qual a relação dos músicos com seus instrumentos? Só pode ser de amor, mas sem ódio; a não ser que o músico seja muito ruim. Caso contrário ele praticamente dormirá com a sua guitarra, fagote, oboé e, quiçá, trompa. Os músicos são pessoas estranhas. Conseguem ler aqueles pontinhos, barras, pontinhos com barras e til (alguns com até 4!) e dali extrair o som que o compositor pensou. Na verdade é muito bacana mesmo. Eu até toco violão, sendo que aprendi pelo método “Teimoso”, isto é, teimo em pensar que extraio algum som.

Também não aprendi a ler partitura e isto não me coloca na categoria dos gênios, quem dera, como Louis Armstrong e Errol Garner que não liam música. Eu pergunto: eles precisavam? Claro que não!

E o que falar de nossos chorões? Vai me dizer que nunca parou para ouvir Brasileirinho, Tico Tico no Fubá, Doce de Coco, Pedacinho do Céu, Carinhoso, André de Sapato Novo e outras jóias? Quem as compôs e interpretou foram músicos virtuoses como Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Zequinha de Abreu, Waldyr Azevedo, Benedito Lacerda, Pixinguinha e mais uma constelação daquelas enormes.

Aí, eu abro o jornal e leio que um violinista dá um tropeção e quebra um Stradivarius. Imagino a dor lancinante que deve ter passado por seu coração ao ver este violino raríssimo partido ao meio. Dizem que, por medo de perderem seus valiosos contrabaixos, os contra baixistas compram duas passagens de avião. Uma para si e outra para o contrabaixo. Vai entender? Sei também que, músicos como Jimmi Hendrix, Eric Clapton e o falecido Steve Ray Vaughan praticamente dormiam com suas guitarras. Acho que só isto pode explicar o carinho com que as tratavam, mesmo que as queimassem como o Jimmi Hendrix fazia.

E o violinista que tropeçou acabou ganhando um outro Stradivarius tão valioso quanto o que está contundido para poder fazer suas apresentações.

E todos estes caras ao se reunirem resolvem tomar umas e outras…

– Vamos ao Bach tomar um Chopin?

– Só se for do Brahms.

Technorati Tags: , , , ,

Anúncios

Um comentário sobre “Vamos ao Bach tomar um Chopin?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s