Cadernos Literários: Outras duas visões

Em junho de 2006, Ferreira Gullar proferiu uma palestra a título de aula de encerramento do Curso de Jornalismo Cultural na ABI, e falou sobre os cadernos literários, desde sua origem até no que eles se transformaram.

A mesma entrevistadora, Cecília Costa, também concede uma entrevista sobre o mesmo assunto ao Jornal de Poesias. Vale a pena conferir os trechos e ler os textos na íntegra.

Trecho da entrevista de Ferreira Gullar

“Com o fim do nosso caderno no JB, os suplementos literários da mídia em geral também sumiram por um certo temp. Quando voltaram, passaram a ser veículos das editoras, ou seja, cadernos que se prestavam a vender livros. Sumiram a poesia e a crítica e surgiu uma coisa muito mais mercadológica. Hoje, há um retorno tímido da poesia, o que embute nesses veículos matérias mais interessantes”.

Leia na íntegra.

Trecho da entrevista de Cecília Costa.

“Rodrigo – Falta coragem aos cadernos culturais para pelo menos serem o que eram no passado, quando revelavam novos escritores. Por que é mais importante publicar uma coluna “dos dez mais vendidos” do que dois poemas ou um conto de um escritor iniciante?

CC – Não acho que uma coisa exclua a outra. É importante apresentar uma coluna de mais vendidos para que o leitor tenha noção do que está sendo comprado e lido em seu país, como também é importante criar espaço para estreantes. Só que os cadernos literários são pequenos. Pequenos diante do mercado editorial brasileiro, que não pára de publicar livros. Eles não podem espelhar o que está sendo publicado, quanto mais o que ainda não foi publicado. E nem todo autor estreante vale a pena ser publicado. Escrever é algo sério. Não basta colocar uma palavra depois da outra, e achar que é um poema ou um conto”.

Leia na íntegra.

Anúncios

Um comentário sobre “Cadernos Literários: Outras duas visões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s