Língua Portuguesa, a primeira olimpíada – Inscrições prorrogadas

As inscrições para a 1ª Olimpíada da Língua Portuguesa foram prorrogadas até 05 de maio de 2008.

Poderão participar professores e alunos das 4ª à 8ª séries do Ensino Fundamental e alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, apenas da rede pública.

O MEC acredita que assim atingirá o maior número possível de componentes dos corpos docentes e discentes das redes públicas, cujos números são: 73.118 escolas, 200 mil professores e cerca de 6 milhões de estudantes em 4.450 municípios.

O tema central será “O Lugar Onde Vivo”. Podendo ser descrito em Poesia, Memória ou Artigo de Opinião.

Inscrições aqui

Fonte [MEC – Ministério da Educação]

42 comentários sobre “Língua Portuguesa, a primeira olimpíada – Inscrições prorrogadas

  1. Pingback: Jorge via Rec6
  2. Bom dia sou funcionária (inspetora) do colégio metodista de Bertioga e ja participei das olimpíadas de matemática para aplicação de provas,gostaria de saber onde me inscrever para participar da aplicação da prova de português

    Curtir

  3. ADOREI ESSA IDEIA DE OLIMPIADA DE LINGUA PORTUGUESA ESPERO QUE CONTINUE ESSE INTUITO SEMPRE.

    Curtir

  4. Gostaria de levar com animação essa idéia das olímpiadas para a sala de aula. Mas não sei o que propagar, quero incentivar, partipar, mas como? Há prêmios para alunos vencedores? sou professora de português e inglês na E. E. Tranquilino dias Brito em S. José do Divino – Minas gerais. Quero respostas porque animação tenho de sobra. Sempre participei com os alunos de tudo que somos convidados. Obrigada.

    Curtir

  5. Olá!
    Sou técnica pedagógica, trabalho na 12ª Diretoria Regional de Educação – Mossoró/RN.
    Muito interessante essa idéia. O processo de leitura e compreensão daquilo que se lê, passa por um momento de reflexão em nosso estado. A nossa média em nível nacional está abaixo de 3,0. Despertar o gosto pela leitura é sinequanom para a ascenção dos meninos e meninas que ainda não dominam esse processo. Professores e professores de todos os lugares, estimulem seus alunos a participarem desse momento de prazer, que é ler e reproduzir sentimentos através da escrita. Não apenas pela competição, pelo prêmio, mas pela certeza de vencer as incertezas no processo de leitura, compreensão e escrita.Abraços fraternos. Socorro Bezerra

    Curtir

  6. Maria do Socorro, compartilho do mesmo sentimento que você em relação a leitura. Tenho certeza que este empreendimento dará muitos frutos no futuro.

    Um grande abraço.

    Curtir

  7. Olá, meu nome é Antonia Zilma trabalho na 12

    Olá, meu nome é Antonia Zilma,trabalho na 12ª Dired de Mossoró.Estou feliz com este incentivo p/ a leitura ,pois é uma maneira de desenvolver a capacidade de construção de saberes,de se trabalhar a prática da leitura e escrita e avançar no conhecimento.Um forte abraço.

    Curtir

  8. Antonia,

    O incentivo é fundamental. A leitura é o que abre as portas para todos os campos do conhecimento.

    Torçamos para que sempre promovam a Educação desta forma.

    Grande abraço.

    Curtir

  9. Olá!!! Sou Diretora do Colégio M. Alcides Cordeiro ( Condeúba – Bahia) e ainda não consegui inscrever a Escola para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa. Estou ansiosa para fazer a incrição para não ficarmos de fora.Queremos participar!!!
    É possível passar maiores informações de como fazer a inscrição??Pois pela página do MEC não consegui ainda.
    Aguardo retorno!!!
    Um abraço pela atenção!!
    Clenilda

    Curtir

  10. Considerando que estamos em pleno sec. XXI, que o incentivo à nossa lingua é soberano, sabendo da importancia da inclusão, deixo meu pesar dos alunos das escolas particulares estarem sendo excluidos da Olimpiada de Lingua Portuguesa

    Curtir

  11. Sou diretora de uma escola pública estadul localizada no municipio de D. Lobão estado do Piauí e gostaria muito ed inscrever minha escola nesta olímpiada. Sabemos da importância de desperta no aluno o gosto pela leitura e erscrita bem a produção produção individual que revela seus sentimentos e expectativas. Nossa escolar tem a prática de zelar a leitura e escrita visando um aprendizado de sucesso em nossas atividade sdesenvolvemos o projeto de leitura “o mundo Letrado” e essa participação enriquecerá nossos alunos. Esperam que entrem em contato o mais breve possível. Um abraço.

    Curtir

  12. Olá! Sou professora da 5ª série no CMPD do Junco e gostaria de saber como devo fazer para enviar outrosa idéias de projeto de leitura que já apliquei e deu certo.A leitura abre as portas para todos os campos do conhecimento.

    Curtir

  13. Sou professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre RS.Já inscrevemos nossas turmas.A galerinha está a mil.Já iniciamos a produção de poemas, em breve vamos enviá-los.Como educadora,acho que é um estímulo fantástico para a gurizada participar das Olimpíadas.Monica Tavares

    Curtir

  14. É uma motivação a mais nas nossas escolas públicas e ver os alunos estudando um pouco a mais, é muito bom.

    Curtir

  15. muito legal está iniciativa. Estou muito animada e os alunos innteressados em participar.

    Curtir

  16. OLÁ,JÁ ME INSCREVI E NÃO VEJO A HORA DE INICIAR. MEUS ALUNOS ESTÃO CURIOSOS, POIS NUNCA PARTICIPARAM DE NENHUMA. UMA COISA QUE FAÇO TODOS OS DIAS É LER NO INICIO DA AULA UM CONTO,CRÔNICA, FÁBULA. ALÉM DISSO LEIO ROMANCES COM ELES EM CAPÍTULOS. ELES FICAM ANCIOSOS PRA CHEGAR A PRÓXIMA AULA PARA CONTINUAR A LEITURA, ACREDITO QUE ESTOU CONSEGUINDO PLANTAR UMA SEMENTINHA NESSA CRIANÇAS. ESTOU SATISFEITA COM O RESULTADO. OS ALUNOS NÃO CHEGAM ATRASADOS NAS MINHAS AULAS.

    Curtir

  17. Professora Roselide,

    Certamente esta semente plantada hoje por você renderá frutos e seus alunos jamais esquecerão estes momentos.

    Parabéns por sua iniciativa e torço pelo seu sucesso e de seus alunos.

    Curtir

  18. Eu aprecio muito a língua Portuguesa; e gosto muito principalmente das redações que são passadas na sala de aula(apesar de não gostar de vários temas). Ano passado quando estava na 8ª série do ensino fundamental participei de um concurso de redação entre escolas do estado de SP, e ganhei o diploma de melhor redação da minha escola. Adoraria participar das Olimpíadas, mas, estudo no 1º ano do Ensino Médio e nem vou poder participar.
    Infelizmente vou ficar só na torcida por quem participará…
    Boa sorte a todos!!!

    Curtir

  19. Uerica,

    Muito bacana saber que você tem esta facilidade. Tenho certeza que você terá outros motivos para continuar a aprender a Língua Portuguesa.

    Parabéns!

    Curtir

  20. o que vai cair?? gramática e interpretaçao de texto??
    as questoes são objetivas ou não?

    bjus*

    Curtir

  21. Deh,

    Você encontrará todas as informações no site da Olimpíada.

    Torço para que você obtenha sucesso e ganhe o prêmio.

    Grande abraço.

    Curtir

  22. ola olípia de portugues moro em sao luis e eu acho isso muito legal! ensina melhor eu e outros.

    Curtir

  23. SOU DIRETORA DA ESCOLA M.E.F.M PROF LUZIA LAUDELINO DA SILVA MEDEIROS E ESTOU MUITO ANCIOSA PARA REALIZAR O PROJETO DAS OLIMPIADAS DE PORTUGUES PRA MIM VAI SER UM SUCESSO.

    Curtir

  24. Parabénsss espero q continuem com o intuito de fazer do Brasil uma terra de pessoas que lutam para uma boa aplicaçao para as escolas!!!!

    Curtir

  25. Nossa essa olinpiada e muito legal
    e o nosso aprendizado e otimo
    =)

    Curtir

  26. A olimpiadas de portugues é uma grande chance de mostrarmos o que entendemos sobre portugues.
    Para participar das olimpiadas de portugues estou estudando muito estou lendo, pesquisando tudo que estiver ao meu alcance para se sair bem nas olimpiadas estou correndo atrás.

    Curtir

  27. Oi meu nome é Jackiele estudo no Colegio Estadual Orlando Luiz Zampronio na Oitava Serie ,para mim as Olimpiadas de Portugues são uma chance de mostrarmos tudo o que aprendemos e dar o maior de si para que aprendamos e que não brinquemos com os estudos e que queremos aprender mais. Essa é a nossa chance devemos lutar por ela.

    Curtir

  28. Gostaria de saber qual a quantidade de redações que podem ser enviadas para as olimpíadas.

    Curtir

  29. A olimpíada de língua portuguesa é um grande incentivo para todos os nossos alunos da rede pública. O tema escolhido também é de grande relevância para todos nós conhecermos um pouco mais sobre o lugar em que vivemos. Obrigada pela oportunidade dada a todos nós!

    Curtir

  30. EU GOSTEI MUITO DA INICIATIVA DE VOCÊS TANTO QUE JÁ ENVIEI O MEU TEXTO,ISSO TRARÁ MAIS ENSINO, NÃO SÓ PARA OS ALUNOS MAIS TAMBÉM PARA OS PROFESSORES E DESEJO QUE NÃO SEJA ESSA APENAS A PRIMEIRA MAS AJA MUITAS OUTRAS!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário