Carnaval 2008: Resumo das transmissões.

Fazendo uma comparação das transmissões dos desfiles de Carnaval em 2008, das três emissoras a mais sem sal foi a da Globo, que transmitiu o Grupo Especial. Enquanto que a CNT, que ficou com o desfile do Grupo de Acesso A durante o desfile de sábado, dia 02/02, e a Bandeirantes que transmitiu o desfile das campeãs, no dia 09/02, foram muito mais soltas e com aquela informalidade característica de seus apresentadores e comentaristas, ao contrário da Globo que parece seguir um roteiro rígido que não permite muita mobilidade ou criatividade por parte de seus apresentadores e comentaristas.

Tanto na CNT quanto na Bandeirantes, quando um dos apresentadores ou comentaristas faziam um comentário de algo que não estava aparecendo naquele momento na tela, imediatamente uma câmera ia buscar aquilo que eles falavam. Ou se um deles pedia algo, logo era mostrado para os espectadores. Lógico que uma coisa ou outra dava errado, mas aí entrava a criatividade de quem não precisa dizer “Desculpem a nossa falha”. Por exemplo, um momento que foi até engraçado pela rápida sacada do José Luiz Datena ao perceber que tanto Arlindo Cruz e Milton Cunha falavam da Velha Guarda da Portela e de algumas figuras de proa como Tia Surica, a câmera mostrava a ala dos pingüins, disse “Pô, olhem para o monitor enquanto estão falando. A gente mostrava os pingüins e vocês falando da Tia Surica”. Foi uma gargalhada geral.

E por falar em gargalhada, a principal cena hilariante foi a do repórter da CNT ao entrevistar um destaque, que parecia ser uma modelo e quando respondeu a pergunta sobre qual era seu nome, disse: Wilson… Wilson do Paraná. Todos riram e o repórter ficou marcado por várias brincadeiras.

Ainda no desfile das campeãs, o Datena pareceu conhecer história com uma certa intimidade. Não pisou na bola ao relatar fatos históricos relativos aos enredos. Fez o dever de casa. Houve momentos de verdadeiro êxtase ao falar do Rio de Janeiro.

Não podemos negar que, mesmo com todo espalhafato, Milton Cunha entende do riscado. E o que falar de Arlindo Cruz sendo homenageado pelas escolas que passavam e cantando, com lágrimas nos olhos, o samba que compôs para a Grande Rio enquanto a escola passava em frente a cabine.

Na Globo os comentários foram retilíneos, mesmo que da bancada participassem pessoas do samba como Maria Augusta e Haroldo Costa, ao contrário do que parecia acontecer quando atuavam nas transmissões da antiga TV Manchete.

Dos apresentadores da Globo não se podia esperar muito, mesmo que não tenham cometido gafes calamitosas como outros apresentadores em anos anteriores, o que me chamou atenção foi a “intimidade” que pareciam ter com pessoas das escolas de samba. Era um tal de “Falei com fulano que me disse que a escola viria assim e assado”. Pareciam amigos de infância das pessoas citadas a cada momento. Estar no estúdio fazendo entrevista no ar-condicionado é uma coisa. Ir aos ensaios e participar do processo de feitura de um carnaval é outra bem diferente.

Este ano, a Globo pareceu um pouco mais comedida na apresentação de suas estrelas globais, que só o fez na Grande Rio, escola que parece ser a preferida da emissora do Jardim Botânico.

Achei estranho aquela repórter da Globo que ia aos camarotes em busca de Globais e o sotaque era o famoso “Não estou inteindeindo”. Desculpem os amigos paulistanos, mas bate meio estranho no ouvido. Assim como das duas repórteres da Bandeirantes que se deslumbraram com o camarote de uma cervejaria que tem fábrica ao lado do Sambódromo.

Os repórteres pareciam que não tiveram infância. Todos queriam dar uma voltinha no guindaste. Eu acho que pelo menos cinco, tanto da Globo quanto da Bandeirantes, deram uma voltinha no guindaste e nos mostraram ângulos diferentes da Sapucaí.

Anúncios

Um comentário sobre “Carnaval 2008: Resumo das transmissões.

  1. Pingback: Jorge via Rec6

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s