As Ruas de Dom Casmurro: 2008 Ano Machado de Assis

Ler um livro e localizar as ruas, praças e recantos faz a leitura ficar mais interessante.

Aproveitando uma matéria que saiu no Jornal do Brasil de hoje, podemos visualizar alguns locais citados por Bentinho em Dom Casmurro. Abaixo há um link para ver o mapa ampliado e o texto completo do JB.

Ruas de Dom Casmurro

Exibir mapa ampliado

Artigo do Jornal do Brasil

Anúncios

6 comentários sobre “As Ruas de Dom Casmurro: 2008 Ano Machado de Assis

  1. Pingback: Jorge via Rec6
  2. prezado jorge alberto,

    talvez seja de interesse dos seus leitores conhecer, também, o local onde nasceu machado de assis e que fica dentro desse mesmo polígono. tentei inserí-lo no mapa para voce, mas não tive sucesso. assim, se voce quiser, dou-lhe as indicações para identificá-lo.

    primeiro, amplie bem o mapa e centrando-o na região à frente ao campo de santana. ali, voce verá a av.presidente vargas e uma praça, identificada como major valô. não conheço esse nome. deve ser um erro do mapa, pois existe uma outra praça de mesmo nome no final da rua do jogo da bola, um pouco mais à direita do polígono. eu a conheço como praça do pantheon e fica em frente ao antigo prédio do ministério do exército, onde existe uma figura eqüestre de caxias. veja, também, à direita da praça, a rua visconde da gávea. siga por ela (no mapa indica-se que é contra-mão), no sentido da rua senador pompeu e vá até a ladeira do faria. nela, a primeira rua à direita é o início da ladeira do barroso. continue por esta última até chegar à ladeira do livramento. existe, aí, um platô e a livramento começa a descer de forma íngreme até a rua sacadura cabral. a primeira esquina da ladeira, antes da descida, marca o local onde nasceu machado de assis. não sei se as ruínas da casa ainda estão por lá. a região se tornou extremamente perigosa, hoje em dia, e chegar até lá é uma aventura que eu não recomendo. mas ela está ainda viva no meu passado, pois em frente às ruínas da casa existe uma igreja, na qual eu fui batizado. as ladeiras dali eram repletas de imigrantes italianos, portugueses e espanhóis. minha família vem de um desses imigrantes italianos que aportou no rio de janeiro e ali casou, constituiu família e residiu por muitos anos, até que o ambiente se tornou hostil, obrigando os seus descendentes a mudar para outras paragens não tão inóspitas.

    espero que a informação possa lhe ter sido útil.

    Curtir

  3. jorge,

    em tempo: parece que existe um prédio da embratel no lugar em que nasceu machado. é possível vê-lo lá da av.presidente vargas, olhando-se o morro entre a central do brasil e o prédio do ex-ministério do exército, um pouco à direita do túnel joão ricardo. a foto no google earth não está muito clara, mas é possível ver o prédio.

    abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s