Cinco Razões Para Seu Livro Não Ser Comercializado

www.corbis.com

Na verdade, o termo comercializar pode ser entendido como estratégia de marketing, compreendendo divulgação e vendas de forma mais consistente.

Você acabou de escrever um grande livro. É isto o que todo autor pensa ao colocar o ponto final em seu trabalho mais recente e, para sua surpresa, uma editora aceitou-o. Isto permite te fazer sonhar em ter sucesso financeiro com as vendas deste best-seller, a obra prima das obras primas. Porém… Isto não acontece!

Na verdade, imagino que todos os livros são bons, mas a maioria espera que suas editoras venham a comercializá-lo e trabalhar este livro para vender milhões de exemplares[1]. Mas, por que cargas d´água a sua editora não vai colocá-lo no mercado?

Abaixo estão as cinco razões pelas quais sua editora não comercializará seu livro:

Razão 1 – A cada trinta minutos um livro novo é lançado nos EUA. O volume é tamanho que as editoras não se podem dar ao luxo de comercializar cada livro ou o seu em particular.[2]

Razão 2 – As editoras não são agências de propaganda. Elas têm um plano previamente traçado sobre a forma de comercializar seu livro, que também envolverá as negociações contratuais com cada autor. Cada livro é pensado para um tipo de leitor.

Razão 3 – Ao mesmo tempo, não sabem se isso dará certo ou não. Pois, mesmo tendo pensado a respeito, não garantem como saberão colocar o livro na linha de visão das pessoas, os propensos leitores da suposta obra-prima. O autor, no caso você, será o responsável pela estratégia de comercialização.[3]

Razão 4 – As editoras já gastaram um bom tempo analisando seu livro, que pode até estar pronto para imprimir. Infelizmente, um livro deixa de ser novidade muito rapidamente. Elas passam um outro bom tempo produzindo um livro e a cada vez, pensam em acertar, o que nem sempre acontece.

Razão 5 – Em última análise, as editoras não sabem ao certo quais são os seus objetivos. De que forma você pensou seu livro? A maioria das editoras não tem mesmo tempo para descobrir isto. Cabe a você se enquadrar num plano de negócios mais abrangente, isto é, escrever um livro que o público esteja ávido e as editoras acreditem que vá vender milhões de exemplares. Enfim, uma caixinha de surpresas.

Na verdade, o termo comercializar pode ser entendido como estratégia de marketing, compreendendo divulgação e vendas de forma mais consistente.

Este texto foi originalmente traduzido do blog Pomwe.wordpress.com, da Dra. Letitia Wright, que gentilmente permitiu a tradução do post

5 Reasons why your book publisher will NOT Market YOU!

Aqui estão os dados da Dra. Letitia Wright

Dr. Wright
909-635-2040
Host of the Wright Place TV show
Producer of the Power of Mentorship Movie
Co-Author of the Power of Mentorship for the Woman Entrepreneur


[1] Como o texto se aplica ao mercado norte-americano, a contagem é feita em milhões e não em milhares como no Brasil.

[2] No Brasil são entregues dezenas de originais por mês para serem avaliados pelas principais editoras. Proporcionalmente, as editoras brasileiras também lançam dezenas de livros por mês.

[3] Uma garantia de venda inicial de seus livros são as noites de autógrafos. Cabe ao autor organizar isto junto com a editora. E também aparecer em programas de entrevistas relacionados a livros.

Anúncios

4 comentários sobre “Cinco Razões Para Seu Livro Não Ser Comercializado

  1. Pingback: Jorge via Rec6
  2. Portanto vou sugerir aqueles que pretendem lançar um livro nos próximos dias que leiam seu outro post sobre encadernadar um livro em casa e, assim como os músicos, partirem para a independência.

    Estariamos caminhando para uma fase de total independência dos artistas? Músicos sem gravadoras usam o MySpace, jornalistas sem contratos usam os blogs, fotógrafos sem agências usam o Flick.R, cineastas sem patrocínio usam o YouTube, escritores sem editora publicam em casa. Será?

    Curtir

  3. Pingback: . « Revérbero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s