Carnaval 2008 – Transmissão do Grupo A – Grupo de acesso – Rio de Janeiro

Todo ano é a mesma coisa. A Globo faz uma transmissão engessada do Grupo Especial e que praticamente só mostra os globais. Por isso é muito bom ver o desfile das escolas de samba do grupo de acesso aqui do Rio de Janeiro, que é transmitido pela CNT. Neste grupo estão escolas de samba tradicionais como o Império Serrano, União da Ilha, Estácio de Sá e outras mais que buscam voltar a fazer parte do grupo especial.

A Globo faz do desfile do grupo especial uma passarela para seus globais. Pode contar quantas vezes, durante o desfile das escolas do grupo especial as câmeras procuram atores e atrizes para mostrar e serem entrevistados pra“dizerem no pé”.

Em compensação, estou assistindo pela CNT e posso afirmar que é uma transmissão leve, bem-humorada e os comentaristas com profundo conhecimento do assunto. Milton Cunha e Max Lopes, dois grandes carnavalescos. Selminha Sorriso, excelente porta-bandeira da Beija-Flor comenta as evoluções do casal mestre-sala/porta-bandeira. Além dos outros comentaristas que são pessoas que militam no mundo do samba há várias décadas.

Sempre achei estranho perceber que figuras de destaque como Haroldo Costa e Maria Augusta parecem ter tempo marcado para falar. Precisam fazer a síntese do resumo e deixar o espaço vago para o “olha a faluna de tal da novela tal no carro alegórico”.

E pensar que na finada TV Manchete quem comentava os desfiles eram pessoas do porte de Fernando Pamplona e Roberto da Matta, juntamente com os dois comentaristas citados; além do mestre Marçal fazendo intervenções espirituosíssimas. Um time nota dez.

E pra encerrar: Excelente desfile da União da Ilha que reviveu o enredo “É Hoje”. Quem viu se deliciou. Quem não viu, não sabe o que perdeu. Logo mais tem o Império Serrano homenageando um outro enredo antológico, aquele que foi campeão em 1972 sobre Carmem Miranda.

Anúncios

10 comentários sobre “Carnaval 2008 – Transmissão do Grupo A – Grupo de acesso – Rio de Janeiro

  1. Pingback: Jorge via Rec6
  2. Gostei demais das matérias sobre o carnaval. E tudo o mais que vi de vocês. Voltarei nesta página, show de bola.
    Será que Vocês nção poderiam me mandar uns arquivos mp3 com sambas enredo que retratem escritores ou obras literárias? Disponibilizei, no meu blog, um samba enredo de Martinho da Vila, exaltação a Machado de Assis. Gostaria de disponibilizar mais algumas coisas (Macunaima, Rui Barbosa, Lima Barreto, enfim, os vários sambas enredo que tiveram como tema a literatura e os literatos).
    Publiquei uma crônica interessante do Cony, sobre o Carnaval pós Gripe Espanhola, em 1919, uma vrdadeira esbórnia.
    Parabéns, de novo.

    proximapagina@gmail.com

    Curtir

  3. Olá, Jorge!
    Li essa e outras matérias sobre o carnaval que você postou! Sobre a Rede TV!, se tiver oportunidade, assista hoje um pedacinho da cobertura do carnaval que eles fazem. Como disse no meu blog, é de morrer de rir! Como aqui em Belo Horizonte não tem carnaval, dá até uma pontinha de inveja de vocês aí!
    Abraço!

    Curtir

  4. Adorei fazer parte mais um ano do carnaval
    do grupo A, de poder somar com vc Jorge Perlijeiro, colocar minha experiencia de 13 anos de transmissao desse espetáculo que é o maior do mundo. Pode contar comigo desde já para o próximo e próximos eventos.
    Um forte abraço Nenem camera.

    Curtir

  5. Gostaria de saber como adquirir fita com desfile da Escola de Samba Estácio de Sá/ carnaval 2008.

    Grato

    Carlos Nogueira
    Auor do livro “Samba, cuíca e São Carlos.

    Curtir

  6. Olá!
    Eu entendo muito bem o que você diz. Embora eu seja de Porto Alegre e não tenha acesso ao CNT, eu sofro de saudades da Manchete. O Carnaval era muito mais valorizado. Agora ele é um mero palco para trama de novelas. Enche o meu saco esse “desespero” dos repórteres em sair por aí, entrevistando tudo e todos, enquanto deixam de transmitir aquele momento tão bonito da entrada de uma escola, o aquecimento, a empolgação do intérprete chamando a população para o samba, etc.
    Definitivamente, o Carnaval está aí para turista ver…

    Curtir

  7. Lamentavelmente a CNT não pega em São Paulo em tv aberta, pois adoraria ter assistido as escolas do grupo de acesso, sou portelense roxo, mas adoro o carnaval e assisto todas as escolas de São Paulo e do Rio, alguns anos atrás em são paulo a Gazeta e CNT andavam junta e houve a transmissçai e mantive duas televisão ligada uma em cada emissora, adoraria fazer isso novamente mas talvez apenas se tiver tv a cabo.

    Curtir

  8. Concordo com o amigo nº 1 Jorge via. A Transmissão do desfile do grupo especial pela Globo tá um fracasso, é uma falação, não mostram em epígrafe as alas com clareza. Queria tanto ver as comissões de frente…nem dava, a globo cortava…Com certeza é bem melhor assistir ao vivo do que esperar por uma emissora que só quer aparecer.

    Curtir

  9. Eu acho que a Globo tinha que tranmitir os desfiles do grupo de acesso A!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s