Software identifica plágio em textos

Há alguns meses estourou uma polêmica a respeito de plágios em traduções de livros por parte de algumas editoras brasileiras. Entretanto, ao mesmo  tempo, ninguém falou do que acontece no mundo acadêmico, onde o plágio é também bastante, digamos, difundido. Vira e mexe aparece alguém que é desmascarado por ter copiado descaradamente o trabalho de um colega ou alguma tese ou dissertação esquecida em algum canto de uma biblioteca universitária.

Pois bem, parece que agora tudo isso vai acabar. Um professor do Centro Médico da Universidade do Sudoeste, chamado Harold Garner e um grupo de pesquisadores desenvolveram o Etblast, um programa de computador que compara documentos e verifica se houve ou não plágio. Por base, o programa compara palavras-chave, verificando a proximidade e o encadeamento das palavras. Ele faz muito mais, é claro.

Serve, também, para que os acadêmicos saibam o que já foi escrito sobre determinado assunto e não venham a plagiar alguém involuntariamente.

Os testes comprovoram que 0,04% dos textos produzidos eram extremamente semelhante. Agora, imaginando um universo de 17 milhões de trabalhos acadêmicos nos EUA, cerca de 7 mil textos podem ser considerados muito suspeitos da prática de plágio.

O plágio é a mais extrema e nefasta forma de publicação, mas submeter simultaneamente os mesmos resultados de pesquisas a diversos veículos ou repetir a publicação dos mesmos dados também podem ser considerados inaceitáveis em muitas circunstâncias, disse Garner.

Leia mais a respeito aqui (Artigo da Nature em inglês)

Technorati Tags: , , , , , ,

Anúncios

Um comentário sobre “Software identifica plágio em textos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s