Qual o sentido do samba no interior da sociedade brasileira?

(…) Duke Ellington disse certa vez que o blues é sempre cantado por uma terceira pessoa, “aquela que não está ali”. A canção, entenda-se, não seria acionada pelos dois amantes (falante e ouvinte ou falante e referente implícitos no texto), mas por um terceiro que falta, – o que os arrasta e fascina. (…) a síncopa, a batida que falta. Síncopa, sabe-se, é a ausência da marcação de um tempo [fraco] que, no entanto, repercute noutro mais forte. (…) De fato, tanto no jazz quanto no samba, atua de modo especial a síncopa, incitando o ouvinte a preencher o tempo vazio com a marcação corporal – palmas, meneios, balanços, dança. É o corpo que também falta – no apelo da síncopa.

O corpo exigido pela síncopa do samba é aquele mesmo que a escravatura procurava violentar e reprimir culturalmente na História brasileira: o corpo do negro.

(….) Por via de regra, aos lados da rude orquestra, dispõem-se em círculo os dançarinos que, cantando e batendo palmas, formam o coro e o acompanhamento. No centro do círculo, sai por turnos a dançar (…) ao terminar, por simples aceno ou violento “encontrão”, convida outros a substituí-lo. O encontrão, dado geralmente com o umbigo [semba em dialeto angolano] mas também com a perna, serviria para caracterizar esse rito de dança e batuque (…)

In: Sodré, Muniz Samba, dono do corpo.
Mauad Editora

Anúncios

3 comentários sobre “Qual o sentido do samba no interior da sociedade brasileira?

  1. Pingback: Jorge via Rec6
  2. A alegria do negro me contagia profundamente, o corpo sensualmente se move e contagia de plenitude quem observa. Eu adoro!

    Curtir

  3. E o mais legal disso tudo é que boa parte da música que ouvimos hoje tem como base a música negra africana, principalmente a que foi feita a partir do século XVI nas Américas.

    Dizem que o avô do Louis Armstrong fugiu do mesmo leão que tentou comer o avô do Cartola. É por aí. A base é a mesma.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s