Ler até a morte

Está lembrado de um post no qual foram fotografados os remanescentes de uma estranha tribo conhecida como os Lectores? Pois bem, esta é a foto tirada numa das tumbas encontradas anos depois. Como podemos perceber, o estranho hábito da leitura era tão arraigado entre este povo, que não eram enterrados em caixões ou sarcófagos. Era uma distinção de extrema honra ser enterrado na posição mais nobre que poderia haver, isto é, lendo.

Dizem os antropólogos e arqueólogos que tentaram interpretar esta foto através de minuciosas pesquisas, que havia dois tipos de morte honrosa. A primeira seria morrer ao ler deitado na cama e a segunda, morrer enquanto enveredava pelos caminhos de um bom livro. Porém, havia uma forma de suicídio: a inaninação cerebral-literária, que consistia em ler um livro de qualidade duvidosa, coisa do tipo diário de mago de araque ou livros de auto-ajuda.

Foto tirada em 1870
Fonte: Corbis

Anúncios

2 comentários sobre “Ler até a morte

  1. Belo texto! E o trecho “coisa do tipo diário de mago de araque ou livros de auto-ajuda” foi simplesmente sensacional!

    Estou virando fã desse blog!

    Até mais!

    Curtir

  2. Uau! Curioso e intrigante, viu. Tanto a imagem quanto o texto. Interessante… Já pensou se todos dessem o verdadeiro valor à maravilhosa dádiva que temos de pensar, ler e escrever? Estaríamos salvos do pragmatismo! É como escrevi numa crônica: “…o amor tem um toque de mágica, cujo sonho não desabita a realidade. Pensar é amar. E a escrita é o exercício desse amor.” Vamos nos embriagar desse, amor… leiamos!
    Ah! E obrigada por comentar no meu blog.
    Parabéns pelo seu!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s