Um pouco da história da civilização

Por acaso já parou para pensar sobre nossos hábitos e costumes do cotidiano? Por acaso sabe onde surgiram e o porquê das boas maneiras, ou melhor, as ditas boas maneiras de nossa sociedade ocidental? Qual influência do Estado e das elites na formação destes comportamentos? Os hábitos culturais-comportamentais são os mesmos desde a Idade Média até hoje?

À medida que a sociedade evoluiu seus hábitos culturais também seguiram este caminho e, em muitos casos, são os agentes da evolução ou mudança. É possível imaginar um rei, com toda a pompa e circunstância que pensamos ter esses dirigentes, assoando o nariz na toalha da mesa de jantar? Pois é, eles faziam isso e não era considerado como “falta de educação”.

Muito simples é a explicação. Não havia tanta coerção social como hoje, quer dizer, os impulsos reais não eram tão reprimidos. Podemos até mesmo dizer que a mudança de orientação da classe dirigente, da sociedade baseada no absolutismo monárquico que deu lugar à sociedade burguesa a partir do fim do século 18, e esta preocupada em diferenciar seus hábitos e atitudes da Monarquia e Nobreza desenvolveu uma privação da espontaneidade, por assim dizer.

A evolução da civilização é um componente da psicologia de uma sociedade; evoluindo do sujeito para a coletividade e vice-versa.

Todos nós achamos estranho quando somos apresentados aos costumes de outras culturas. Quem não sabe que em determinados países da Ásia, arrotar logo após o jantar é uma forma de dizer que a comida estava deliciosa?

Anúncios

Um comentário sobre “Um pouco da história da civilização

  1. Penso que antigamente os ”fidalgos” recebiam instrução de grandes pensadores, instruções compradas, é claro. Acho que você deve saber que desde a época antiga surgiram os ”sofistas” para reparar a lacuna (?) intelectual daqueles que possuiam bens. Ou seja, eles se preocupavam com questões bem mais interessantes (mesmo as que diziam respeito à metafísica ou abstrações do tipo).

    Atualmente é que existe uma problematização maior acerca de questões como culinária, moda, etiqueta. Isso é cultura, o que tem de objetivo, produto da sociedade.

    PS: Não sei exatamente a que texto sobre ”mulher” você se referiu, mas li alguns e gostei bastante. Vou adicionar você aos favoritos e continuar lendo/comentando. Saudações!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s