A grandeza do futebol brasileiro tem origem nos campeonatos regionais

Recomeçaram os principais campeonatos regionais de futebol. Ainda bem! Já não agüentava mais ter que ficar olhando tabelas para ver se o time X, Y ou Z cairia ou não para a segundona. Entretanto, não tem a mesma graça que ver um time carioca seguir o mesmo caminho. Lógico que confesso que, ao contrário da torcida corintiana, senti prazer em ver a sua queda. Mas também gostei de vê-lo vencer um campeonato após 23 anos de fila. Há algo em comum entre o Botafogo e o Corinthians.

Ora, por que isso? Pelo simples fato de o futebol brasileiro ser caracterizado pelas rivalidades regionais. Ah, tá. O Grêmio já esteve na segundona? Legal! Só que foi mais legal para o pessoal do Internacional. Não foi tão legal assim para um botafoguense, como este que vos escreve ou para um palmeirense, companheiro do infortúnio alvinegro quando estiveram juntos na segundona.

Só nos campeonatos regionais é que se vê a afirmação da identidade de seu clube com a torcida local. O Brasil é um país enorme e não há como um mineiro, torcedor do Cruzeiro, ter rivalidades imediatas com o torcedor de um time de outro estado. Tudo bem que o Botafogo tenha também uma grande torcida no sul de Minas Gerais e Brasília e o Flamengo (Deus, eu estou pecando ao proferir esta palavra demoníaca!) tenha a maior torcida do Brasil. Mas,eu duvido que um torcedor da Ferroviária do Ceará venha a se vangloriar da vitória de seu time sobre um XV desses aí de ocasião do interior de algum outro estado brasileiro. Ele quer saber, sim, se a sua Ferroviária venceu o Ceará ou o Fortaleza.

É no campeonato regional que surgem as lendas que correrão mundo, como a vexaminosa volta olímpica dada pelo time do Vasco, a mando do onipresente dirigente, com uma caravela de isopor na tentativa de trazer para si o campeonato de 1990. A cena foi tragicômica! E em qual campeonato um ladrilheiro seria o responsável pelas conseqüências que deram o título ao Flamengo? Quem nunca ouviu a história do jogo do ladrilheiro? Ou o gol do Cocada? Não há prazer maior para um botafoguense do que relembrar o campeonato carioca de 1989, quando fomos campeões invictos sobre o maior rival, o Flamengo, com um gol de um camisa 7, a camisa do Garrincha e num jogo recheado de coincidências e superstições. O gol foi aos 21 minutos, no 21º cruzamento para a grande área, no dia 21 de junho e a temperatura no estádio marcava 21ºC. Tudo isto para coroar o fim dos 21 anos sem títulos.

O prazer do torcedor de um dos 4 clubes grandes do Rio de Janeiro é ver os outros três se estreparem diante de times pequenos. Ah, o Alçapão da Bariri… Ou as esotéricas marcações de pênaltis em São Januário, quando o jogador vascaíno praticamente caía na intermediária e o juiz apontava a marca do pênalti… Bons tempos aqueles. Hoje, com a reforma do Maracanã, nem o Kid Cavaquinho poderá se invocar como um pega na geral. Verdadeira cena de cinema vista lá das arquibancadas.

E só por existir os campeonatos regionais que podemos ouvir aquela música que era o prefixo do Canal 100. Basta ouvir e associar ao futebol.

Nos tempos da Ditadura, o campeonato nacional tinha um interesse político por trás da quantidade enorme de clubes participantes, chegando a ter 92 times disputando para ver quem seria o campeão. Até havia um lema que dizia “Aonde a Arena vai mal, um time no nacional”.

A grandeza do futebol brasileiro tem origem nos campeonatos regionais.

Para baixar e ouvir Na Cadência do Samba (que bonito é) clique aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “A grandeza do futebol brasileiro tem origem nos campeonatos regionais

  1. Jorge
    pra ser sincera de futebol so gosto das pernas dos jogadores. Quanto a musica…….ai e bem diferente!
    beijos baianos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s