Em minha vida. Por toda minha vida

Sei lá. Sentei-me aqui em frente ao teclado e de repente me veio à cabeça uma música dos Beatles e mentalmente eu cantei “There are places I’ll remember”, o trecho inicial de In My Life. Engraçado como há lugares que jamais sairão de nossas memórias. Eu próprio me lembro de várias passagens de minha vida e de forma bastante marcante; uma música ou outra está associada a esses momentos.

Nem sempre esses lugares são aqueles das viagens e dos passeios. Penso que, quando Lennon e McCartney escreveram esta canção, eles estavam se referindo àquelas pessoas e lugares que por serem tão comuns, como a rua em que moravam ou a praça na qual conheceram as pessoas que marcaram suas vidas para sempre, mesmo que saibam que alguns mudaram. As lembranças são tão tocantes que dizem “All these places have their moments”. Todos esses lugares tiveram seu momentos. Logicamente que marcantes, não apenas pelas lembranças desses lugares, mas por haver uma memória afetiva de amores e/ou amigos. E por toda a vida, certamente, guardarão com carinho e afeto essas pessoas.

E como disse Milton Nascimento, em Para Lennon & McCartney… “Porque vocês não sabem do lixo ocidental (…) Eu sou da América do Sul. Eu sei vocês não vão saber”, num álbum em que celebrava seu grupo de amigos e o lugar que imortalizaram, o Clube da Esquina; eu acredito que todos nós tenhamos pelo menos uma lembrança afetiva de um lugar em especial para toda vida.

Porém, de todas estas memórias e de todas as lembranças, uma é especial: a pessoa amada. Sem ela, qualquer lugar não ficará na memória. E finalizam com “In my life I love you more”, que podemos traduzir como: Por toda minha vida te amarei mais ainda.

Um comentário sobre “Em minha vida. Por toda minha vida

Deixe um comentário

