A origem da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Quando a família real portuguesa se transferiu para o Brasil, em 1808, trouxe todo o acervo da Biblioteca da Ajuda e aqui o deixou ao retornar a Portugal, anos depois.  Esta é, portanto, História da Biblioteca da Ajuda, cuja natureza e a política européia do início do século XIX contribuíram para a formação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, uma das mais importantes bibliotecas do mundo, que tem em seu acervo um exemplar da Bíblia de Mogúncia, impressa por Gutenberg.

Veja que história fascinante.

5 comentários sobre “A origem da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

  1. Gostaria de pedir a vcs se por acaso exitste algum vídeo que conte essa história da formação da Biblioteca Nacional em 1808. Se houver a possibilidade de estarem me enviando por email ficarei imensamente grata.
    Paula

    Curtir

  2. Gostaria que vocês,pudessem me enviar, todo acervo,que contém a biblioteca Nacional desde sua fundação. Será que vocês podem me enviar videos que mostrasse os periodicos desde 1808. Estou querendo saber o site de voces se for possível.Ficaria, muito feliz se voces, pudessem me enviar tudo que contém em vídeos. Agradeço muito.

    Curtir

Deixe um comentário