Software Livre – Editores de Texto e Editores de Imagem

Mesmo que os preços dos computadores venha baixando, os programas que usamos estão custando os olhos da cara. A maioria de nós nem usa todos os recursos destes programas e acabamos comprando um transatlântico para navegar na piscininha de plástico, o que convenhamos é bastante desperdício. Por este motivo é bacana saber onde encontrar programas gratuitos que são tão bons ou até melhores do que os que somos quase obrigados a usar.

Para quem gosta de escrever, e todos nós acabamos usando um editor de texto mesmo, há duas opções. A primeira é baixar o pacote OpenOffice que é gratuito e vem com programas similares ao que a Pequena e Mole nos “oferece” para usarmos com o rWindows. A segunda opção, aconselhável para quem tem banda larga é usar editores de textos online. Eu uso o Writely, que faz parte do pacote de serviços do Google. Em todos estes editores online existe a opção de compartilhar o texto com outras pessoas. Pode ser que isto seja interessante ou não. Vamos ver o que está disponível:

OpenOffice

Para baixar clique aqui

Editores de Texto online

Zoho Writer
Os usuários do editor de texto do Pacote Office ficarão impressionados com as semelhanças do Writer com o Word. Com o Zoho você pode incluir imagens nos seus documentos, compartilhar o arquivo com seus amigos, utilizando senha, e até baixar para seu disco rígido.

Writely
Este software é considerado pelos usuários o melhor editor de textos on-line. Infelizmente, após fazer parte do conglomerado de serviços do Google, o Writely fechou novas inscrições. Para quem tem acesso, os textos podem ser revisados automaticamente e publicados em blogs.

WriteBoard
Uma ótima opção para quem quer textos corrigidos por usuários sem ter que cair na Wikipédia. A interface do software é limpa e bonita. Após alterar o texto você pode compara-lo com o outro anterior para ver as diferenças. As pessoas que não tem conta no serviço podem acessar os seus arquivos, basta ter uma senha.

Adobe Buzzword
O Buzzword é uma ferramenta poderosa de edição de textos on-line. O software foi desenvolvido com tecnologia Adobe Flex. Assim como os outros, ele também possui um sistema colaborativo, para que possam editar os textos. Além disso, é rápido e fácil de usar.

Editores de Imagem online
Mas não são apenas os editores de texto on-line que fazem sucesso. Além deles, outros editores estão conquistando o público que não quer inchar o HD com diversos documentos e, até mesmo, programas caros ou lentos. Confira alguns:

Fauxto
A leveza e a interface deste editor de imagens on-line é, no mínimo, surpreendente. O layout lembra o Adobe Photoshop, simples e intuitivo. O editor pode ser acessado gratuitamente no site.

Motionbox
O Motionbox é um editor on-line de vídeo que possibilita executar cortes, união de filmes, fotos, entre outras coisas. Ao realizar o cadastro no site, você ganha 300 MB de espaço em disco virtual para armazenar suas edições e ver seus vídeos de onde quiser.

Parte deste artigo foi composto a partir do blog PC Magazine
Anúncios

Um comentário sobre “Software Livre – Editores de Texto e Editores de Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s