Beleza vai pagar imposto

Dizem que na Argentina, a proporção de psicanalistas por habitantes é a maior do mundo. Não posso comprovar, mas é possível constatar alguns fatos que talvez expliquem certas coisas que acontecem por lá e representem uma ida urgente ao primeiro psi que encontrar. Afirmar que Maradona é melhor que Pelé já é um fato bastante demonstrativo de tudo isso aí. Não entrarei em demais conjecturas, pois los hermanos podem ficar furiosos com nosotros, los macaquitos.

O que não dá pra entender muito é o fato de um escritor da terra de um gênio como Jorge Luís Borges, que por sinal era feio pra caramba, querer instituir um imposto para a beleza. Ele propõe que uma forma de atenuar o sofrimento dos feios é o recolhimento aos cofres públicos, por parte dos belos, de uma quantia relativa à sua beleza.

O cara deveria ser um pouco mais inteligente e ler Vinícius de Moraes, não acham? “Que me desculpem as feias, mas beleza é fundamental”. Ora, a beleza e a feiúra são conceitos subjetivos. Quer um exemplo? Você, aí sentado em sua cadeira, por acaso acharia um tesão de mulher só porque ela usa cerca de 0,50cm de argolas esticando o pescoço? Confira lá em cima. Gostou? E a senhora, por acaso acharia lindo de morrer, o cara que é baixinho, careca e barrigudinho tentando pegar a tampinha do tubo da pasta de dente, estando pelado, em pleno banheiro?

E o que seria das nacionais Raimundas? Você, meu amigo, em sã consciência dispensaria a menina só porque ela é feia, mesmo sabendo que ela é detentora de uma bela … ? (pode fazer a rima com o nome). Lógico que você daria maior atenção àquela parte do corpo da menina que combina com a sua classificação, certo?

Então é por aí. Não existe um conceito de beleza que seja universal.

Anúncios

2 comentários sobre “Beleza vai pagar imposto

  1. Olá

    Achei o link do seu blog no CCT. Já leste ‘História da Beleza” ou “História da Feiúra”, ambos de Umberto Eco?

    Ele aborda exatamente estas questões.

    Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s