O Brasil e a leitura: uma análise

Como o blog trata das palavras e conseqüentemente do uso que se faz delas, tanto quando lidas ou quando escritas, cabe, de forma um tanto triste, informar que o Brasil é um dos países com pior colocação no quesito leitura, de acordo com a avaliação que foi feita recentemente pelo PISA (Programa de Avaliação Internacional de Estudantes). Abaixo estão os trechos da matéria do Estado de São Paulo sobre o assunto:

“A pontuação dos alunos brasileiros ficou em 393 e 370, em leitura e matemática, respectivamente. A nota máxima registrada no Pisa foi de 707,9.”

“Esse desempenho faz com que o país não consiga passar do nível 1 de aprendizagem – numa escala que varia de 1 a 6, sendo 1 o pior – em nenhuma das três áreas.”

“Isso quer dizer que os alunos conseguem apenas localizar informações explícitas e não são capazes de fazer comparações, estabelecer conexões ou interpretar textos. Em matemática, eles não podem sequer resolver problemas simples.”

“O exame de leitura da OCDE analisa não só a habilidade de ler e escrever, mas também de interpretar textos, usar a escrita em situações cotidianas, opinar. Uma das questões falava sobre grafite e o estudante deveria dizer o que achava do texto, comentar seu estilo e analisar.”

“Nosso resultado é um reflexo da falta do professor-leitor”, diz a professora da rede pública do Rio e doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) Zóia Preste. Segundo números do Ministério da Educação (MEC), só 26% das escolas brasileiras têm bibliotecas.”

Leia a matéria na íntegra aqui

Fonte [Jornal da Ciência]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s