Ciência às Seis e Meia: Pão e vinho: arte e ciência

A fermentação alcoólica e a levedação do pão constituem as primeiras tecnologias de que se tem notícia. Na palestra Pão e vinho: arte e ciência, a professora da UFRJ, Anita Dolly Panek, vai contar o desenvolvimento dessas técnicas que surgiram ao acaso, há cerca de 5.000 anos a.C

O encontro faz parte do projeto Ciência às Seis e Meia, promovido pela SBPC/RJ, e acontece na Casa da Ciência, dia 7 de novembro, às 18:30, com entrada franca.

Uma bola de farinha e água vai ao forno e um pão fofo e saboroso é retirado após alguns minutos. Um suco de uva é transformado em vinho; um repelente mingau de cevada e de centeio produz o uísque ou, ainda, pode ser transformado em cerveja.

Em todos esses casos, a levedura esteve operando. E assim vem operando há milênios, proporcionando alimento e alegria aos homens. É a ciência em beneficio da humanidade.

As células de levedura são capazes de viver na presença e na ausência de oxigênio, sendo utilizadas tanto na produção de bebidas como na de pão. Na produção de vinhos e outras bebidas alcoólicas, essa capacidade é aproveitada para fermentar os açúcares do meio, em ausência de oxigênio, excretando álcool, e, na feitura de pães e bolos, aproveita-se a sua capacidade dessas células de respirarem oxigênio e excretarem gás carbônico, favorecendo a leveza dos produtos.

Essas reações só foram desvendadas a partir do século XIX, com os experimentos de Pasteur. Enquanto os antigos egípcios atribuíam essas dádivas da natureza aos seus deuses, nós as atribuímos às células de levedura.

A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo.

Mais informações pelo fone: (21) 2542-7494.
(Assessoria de Comunicação da Casa da Ciência)

Fonte [Jornal da Ciência]

Technorati Tags:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s