A Arte do Mestre da Fotografia

Henri Matisse por Cartier-Bresson

Fotografia é arte? Sim, é! Entretanto, nos primórdios da fotografia diziam, ou melhor, temiam que substituísse a pintura. Hoje vemos que cada uma tem sua linguagem, técnica e elementos básicos. Porém, há fotógrafos que conseguiram (e conseguem) unir fotografia e pintura (arte). Podemos citar Gordon Parks com suas “fotos-denúncia”, Sebastião Salgado com sua fotografia social, Robert Capa e sua “foto-jornal”. Quem não se lembra da famosa foto de um homem sendo atingido por um tiro na Guerra Civil Espanhola?

Mas o mestre de todos é Cartier-Bresson. Ele consegue unir, como ninguém, as duas técnicas, tanto é que o seus desenhos também são uma de suas maravilhas apresentadas aos nossos olhos.

Agora mesmo estou vendo uma foto de Henri Matisse em seu estúdio. No primeiro plano há uma gaiola onde três pombas estão soltas. Ao fundo, Henri Matisse sentado sobre uma cadeira segura uma pomba na mão esquerda e com a mão direita desenha seus contornos num caderno de esboços. As três pombas estão iluminadas pelo sol e Matisse está envolto pela sombra. O mais interessante é que há três gaiolas; todas vazias e iluminadas pela luz do sol. Matisse está com uma espécie de lenço na cabeça (bandana), usa óculos de aros redondos e parece conversar com a pomba que está em sua mão. Obra de arte, não?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s