Querelas do Brasil

Houve uma época em nossa história do século XX em que o governo central exigia que os enredos e sambas-enredo fossem ligados à nossa história. Isto foi instituído pela ditadura do primeiro período Vargas e perdurou até meados dos anos 1980. Até aí tudo bem, pois não dá pra imaginar certos delírios de carnavalescos que resolvem falar sobre a Corte de Assurbanípal em sua viagem fantástica ao fáustico Reino das Gnomas Encantadas. Um verdadeiro samba do crioulo doido mesmo. Coisa de… Bem, vocês sabem o resto da frase.

Ao mesmo tempo em que isto era instituído, outros compositores se esmeravam em cantar as maravilhas do Brasil. Exemplos não faltam, sendo que o maior de todos é a Aquarela do Brasil. Por sinal, uma belíssima melodia que toca lá fora direto. Os gringos se amarram. A este tipo de música, quando se trata de samba, dá-se o nome de Samba-Exaltação. Devemos entender que era uma época em deixávamos, um pouco é verdade, de sermos um país agrário-exportador e começamos um processo de industrialização e urbanização. Tudo por conta do ufanismo do já citado presidente-ditador Getúlio Vargas (1930/1945).

Não, não é pejorativo. É apenas um momento em que cantávamos nosso país, que nos descobríamos, que nos consumíamos antropofagicamente. Vejamos alguns exemplos…

Assis Valente – Brasil Pandeiro (Gravação dos Novos Baianos)


Chegou a hora dessa gente bronzeada
Mostrar seu valor
Eu fui a Penha e pedi a padroeira
Para me ajudar
Salve o Morro do Vintém
Pendura a Saia que eu quero ver
O Tio Sam tocar pandeiro
Para o mundo sambar
O Tio Sam está querendo
Conhecer a nossa batucada
Anda dizendo que o molho da baiana
Melhorou seu prato
Vai entrar no cuscuz, acarajé e abará,
Na Casa Branca já dançou a batucada
Com Ioiô e Iaiá…
Brasil, Brasil, esquentai vossos pandeiros
Iluminai os terreiros
Que nós queremos sambar
Há quem sambe diferente
Noutras terras, outra gente
Num batuque de matar,…oi,
Batucada reuni vossos valores
Pastorinhas e cantores
Expressões que não tem par
Oh! Meu Brasil,
Brasil, esquentai vossos pandeiros
Iluminai os terreiros
Que nós queremos sambar

 

Aquarela do Brasil
Letra e música: Ary Barroso
Gravação de Aloysio de Oliveira para o filme “Você Já Foi à Bahia” de Walt Disney.
Pato Donald encontrando Zé Carioca.

 


Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, prá mim, prá mim, prá mim

Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do serrado
Bota o Rei-Congo no congado
Brasil, prá mim
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda a canção do meu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil, prá mim, prá mim, prá mim

Brasil, terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto
O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, prá mim, prá mim, prá mim

Esse coqueiro que dá côco
Onde amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil, prá mim
Ah ouve essas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil, prá mim, prá mim, Brasil
Brasil, prá mim, prá mim, Brasil
Brasil, prá mim, prá mim quarela do Brasil

Canta Brasil
Letra e música: David Nasser; Alcir Pires Vermelho
Gravação de João Gilberto


As selvas te deram nas noites
teus ritmos bárbaros
e os negros trouxeram de longe
reservas de pranto
os brancos falaram de amor
em suas canções
e dessa mistura de vozes
nasceu o teu canto
Brasil
minha voz enternecida
já adorou os teus brasões
na expressão mais comovida
das mais ardentes canções
também na beleza desse céu
onde o azul é mais azul
na aquarela do Brasil
eu cantei de Norte a Sul
mas agora o teu cantor
meu Brasil quero escutar
nas preces da sertaneja
nas ondas do rio mar
Ó esse rio turbilhão
entre selvas de rojão
continente a caminhar
no céu, no mar, na terra
Canta Brasil

E na década de 1980, em plena ditadura militar, quando o Brasil já estava mais para sigla do que para nome de país. Ah, sim. Isto é uma piada na qual diz-se que a palavra BRASIL significa Bravos Rapazes Americanos Silenciosamente Irão Levando (nossas riquezas). Bem, retomando o assunto, o Aldir Blanc de forma genial escreveu a letra de Querelas do Brasil, com música de Maurício Tapajós e fomos brindados com esta gravação magistral de Elis Regina. Aproveitem

O Brasil não conhece o Brazil
O Brazil nunca foi o Brasil

Tapir, jabuti, liana, alamanda, alialaúde
Piau, ururau, aquiataúde
Piá, carioca, moreca, meganha
Jobim akarore e jobim açu
Oh, oh, oh

Pererê, camará, gororó, olererê
Piriri, ratatá, karatê, olará

O Brazil não merece o Brasil
O Brazil ta matando o Brasil

Gereba, saci, caandra
Descunhas, ariranha, aranha
Sertões, guimarães, bachianas, águas
E marionaíma, ariraribóia,
Na aura das mãos do jobim açu
Oh, oh, oh

Gererê, sarará, cururu, olerê
Blá blá blá, bafafá, sururu, olará

Do Brasil, SoS ao Brasil

Tinhorão, urutu, sucuri
O Jobim, sabiá, bem-te-vi
Cabuçu, Cordovil, Cachambi
Madureira, Olaria e Bangu
Cascadura, Água Santa, Acarí, Olerê
Ipanema e Nova Iguaçu, Olará

Do Brasil SoS ao Brasil
Do Brasil SoS ao Brasil

4 comentários sobre “Querelas do Brasil

  1. Obrigada, pelo privilégio que lêr e ouvir, lembrar de como nosso Brasil é rico, em talentos…estou sem palavras para descrever todas as emoções que senti…parabéns!!!

    Curtir

  2. É bom saber que á pessoas como você que nos lembram que o Brasil e sim um patria linda independente de situações politicas sociais e ecônomicas, sou da decada de noventa e não cheguei a viver esse periodo fantastico cantado por carmem miranda mais sempre resgato esse periodo com pesquisas ouvindo musicas historias contadas e cantadas por mamãe e etc…
    adorei ouvir as musicas e ve os personagens encatados com nossas belezas..
    obrigada adorei
    bjos

    Curtir

  3. Mais! Mais! por favor! Há tempos nao ficava tão extasiado. Um oasis musical em meio ao mar de lodo que se instalou em terras tupiniquins! Obrigado!!

    Curtir

Deixe um comentário

