Curupira

Ó, já vou logo avisando: esse treco de Halloween pra cima de mim, não! Sei que ainda falta um tempo para que comecem a macaquear novamente e pensar que somos bacaninhas só porque enrolamos a língua como os gringos, as meninas usam chapéu pontiagudo igual ao das bruxas lá dos EUA e fazer da abóbora moranga uma lanterna com cara de monstrengo. Abóbora, por aqui, é pra fazer doce junto com coco, que por sinal é um dos meus preferidos.

Antes de ficarmos macaqueando, e neste ponto los hermanos estão corretos, somos macaquitos mesmo. Acho que deveríamos dar uma olhadinha, pedir para que nos contem, ir aos livros – um hábito saudável – e conhecer um pouco mais o nosso folclore

Podemos até aproveitar esses tempos de aquecimento global e preocupação com a ecologia para revisitar. Sim, isso mesmo, revisitar a história do Curupira. Aquele curumim de cabelos vermelhos, pés virados para trás e que protege a floresta e os animais. Não seria bacana, em vez de ficar com essas baboseiras de Ralôuin, fazer uma festa para que as crianças voltem a cantar cantigas de roda? Quem, dentre vós, não soube do Saci, da Mula Sem Cabeça, Iara, Boitatá e outros mais? Quem, dentre vós, não brincou de roda? Quem nunca brincou não teve infância!

Atenção: O curupira não é duende ecológico, como eu já vi em alguns lugares. Continuamos com esta mania de querer que leprenchauns e outros monstrengos que falam inglês façam parte de nossa cultura. Vamos parar com isso, né?

Também indico um site bacana sobre a cultura popular brasileira e o folclore, que é o Jangada Brasil. Vale a pena conferir.

Vamos ver um filme feito bem bacana sobre este personagem.

Anúncios

4 comentários sobre “Curupira

  1. Jorge,

    Parabéns pelo post! O vídeo então… nem se fala! Ótima escolha para complementar teu texto e fazer juz à crítica.

    Abraço 😉

    Curtir

  2. jorge

    parabens!!seu vídeo ficou irado,pow!!

    valeu eim!!gostei de ver!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    MARINA DE LIRA BERBOSA

    marina

    Curtir

  3. Oi, Marina.

    Obrigado por sua visita. Esse vídeo bacana foi feito por um grupo para um programa da secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro.

    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s