AQUELA FOTO DO CHE…

A história desta foto é muito característica. Não foi tirada em estúdio e nem mesmo pediram para que ele fizesse a tal pose com o olhar altaneiro e firme, a boina característica, a barba com as falhas que marcavam seu rosto. Esta foto foi conseguida com uma lente normal (quem entende um pouco de fotografia, sabe que dificilmente se conseguiria tal clareza com uma lente de 50mm), em Havana. A seu lado estavam vários dirigentes, inclusive Fidel. Segundo o fotógrafo (Alberto Díaz, o Korda, tirou em 1960), foi um momento único. Com olhos de águia e uma velha câmera (se não me engano), apertou o botão do obturador e cristalizou um momento único da história. A foto serviu de ícone para todos os movimentos sociais nos quatro cantos do mundo. Eu próprio já vi esta foto sobre a cama de um casal no lugar do indefectível crucifixo. Porém, outra foto marcante do Che é a de seu corpo inerte sobre uma mesa após ter sido assassinado, ou melhor, executado na Bolívia ao cabo de uma longa perseguição.

Che talvez tenha sido o último revolucionário romântico. Suas idéias de libertação dos povos oprimidos e unidade entre eles calaram fundo no imaginário social. Quem poderia imaginar que um jovem médico argentino, oriundo de uma bem situada classe média seria um dos principais líderes revolucionários do século 20? Embrenhando-se em selvas, arquitetando planos de tomada de poder e servindo de embaixador de Cuba, um pequeno, porém, importante país na época devido à sua revolução. Dizem até que as tais forças ocultas que tanto atormentaram Jânio Quadros começaram a se manifestar após ter concedido a mais alta comenda brasileira ao Che.

A teoria do foquismo, ou seja, focos guerrilheiros estourando em várias partes do mundo daria início a Revolução Socialista Mundial. Entretanto, o despreparo dos grupos guerrilheiros que adotaram esta teoria e a força esmagadora das ditaduras na América Latina fez com que esta teoria caísse no esquecimento.

No dia oito de outubro de 1967, o Che foi morto.

Abaixo um pouco de música cubana, a famosa Guantanamera, com Compay Segundo.

Anúncios

3 comentários sobre “AQUELA FOTO DO CHE…

  1. Olá Meu Caro Amigo Jorge! Belíssimo comentário sobre o último Revolucionário Romântico. Ótimo o fato de exaltar o Korda, fotógrafo que eternizou esse momento único de Che Guevara.

    Deixo essa frase do Che que sempre me impressionou:
    Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário. (Che Guevara)

    Grande Abraço com as Bênçãos de Deus.
    Sérgio R. Machado

    Curtir

  2. Muito bom Professor…
    Curto muito tudo que se diz sobre o che e Cuba…
    Principalmente se tratando do Buena Vista Social Club.
    Abs…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s