Summertime

Parece engraçado o que vou contar, mas na verdade é uma dura realidade que foi transformada em ópera por um gênio do início do século XX. O gênio se chamava George Gershwin. Bom, vocês devem saber quem é, pois a música em questão é Summertime, que foi gravada por todos e todas que sabem cantar e tem uma versão antológica gravada por Janis Joplin. Ah, agora estão lembrados, né? É o seguinte: esta canção foi composta nos anos 30 e é uma ária do primeiro ato da ópera Porgy and Bess. Quando Clara, na verdade a canta, trata-se de uma canção de ninar. Ela está cantando a esperança para seu filho, já que vivem numa favela. Sim, isso mesmo, uma favela chamada Catfish Row, na região algodoeira da Carolina do Norte. Nesta favela há até mesmo o traficante de drogas, que se chama Sportin´life (mais ou menos = malandro). Também há o cafetão, os operários, os miseráveis, o padre (pastor). Enfim, igualzinho um lugar que a gente conhece, onde a miséria campeia e toda sorte de azares se observa.

Retornando ao que me propus, a canção diz assim: “Summertime … and the livin’ is easy/Fish are jumpin’… and the cotton is high/ Your dad’s rich… and your ma´s good-looking/ So hush little baby… don’t you cry/ One of these mornin’s…you gonna rise up singing/ You gonna spread your wings…and you’ll take to the sky/ But ‘till that morning…there ain’t nothin’ gonna harm you/ With your mamma and dad … standing bye/ Summertime”. Mal e porcamente traduzido, soa… “É verão…e viver é mais tranqüilo/os peixes estão saltando e o algodão crescendo/Seu pai é rico e sua mãe é linda/Então durma, durma meu bebezinho/Numa manhã dessas você acordará cantando/E abrirá suas asas indo voar bem alto no céu”.

Porgy And Bess é uma ópera que conta a história de Porgy, um negro aleijado e morador de uma favela, que tenta tirar Bess das garras de seu cafetão e do traficante de drogas.

E agora, vamos ouvir a música.

Versão com Janis Joplin

Versão com Ella Fitzgerald & Louis Armstrong

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s